NICOLE, EDUCAÇÃO E PRECARIEDADE DA VIDA TRANS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10714

Palavras-chave:

Identidade de gênero, Trans, Educação

Resumo

O objetivo central deste artigo é problematizar o processo de transição de gênero de uma mulher trans, Nicole, durante a educação básica. Para concretizar esse fim, parte-se dos resultados alcançados por uma pesquisa de doutorado em Educação, realizada junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2019. Utilizou-se o método arqueológico foucaultiano com o enfoque da pesquisa pós-crítica em educação de caráter qualitativo, com coleta de memórias por meio de entrevista narrativa. Buscou-se investigar, assim, a percepção sobre a escola como um espaço de precariedade ou responsabilidade ética pela vida transfeminina de Nicole. A partir das dificuldades enfrentadas por ela ao longo da transição de gênero durante o período de escolarização básica, pode-se concluir que, a despeito do tratamento feminino formalizado na escola, a cisheteronormatividade continua formando corpos.

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Biografia do Autor

FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Paranaíba/MS). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM, Sede).

ELIANE ROSE MAIO, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM, Sede). Pós-doutorado e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, FCLAR).

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA, F. ., & MAIO, E. R. . (2020). NICOLE, EDUCAÇÃO E PRECARIEDADE DA VIDA TRANS. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 186–216. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10714

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