ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.11610

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação Continuada, Alfabetização, Letramento

Resumo

O artigo discute a necessária relação entre alfabetização, letramento e ludicidade na prática pedagógica e em políticas de formação continuada para professores alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar as relações e contradições entre os fundamentos teórico-metodológicos que embasam a formação continuada na Rede Municipal de Curitiba e as repercussões para a prática pedagógica de professores alfabetizadores, do primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho de campo constou de entrevistas com profissionais do sistema municipal de ensino, responsáveis pela formação continuada e com professores alfabetizadores, sendo a análise de conteúdo das entrevistas realizada com base no método de Bardin (1977). Ressalta-se que as ações formativas seguem diretrizes e documentos da mantenedora que, orientam como fundamento da prática pedagógica a concepção sociointeracionista de aprendizagem e propõem o trabalho associado entre alfabetização e letramento. No entanto, constataram-se contradições em relação à sua efetividade, que para as professoras alfabetizadoras, enfatizam o repasse de práticas para ensino do sistema alfabético. Esta perspectiva fragiliza a formação dos alfabetizadores, que demanda consistente base teórica para compreensão e materialização de práticas integradas de alfabetização e letramento, contemplando suas múltiplas facetas e, entre elas, o direito à aprendizagem lúdica na infância.

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Biografia do Autor

CRISTINA DALLASTRA SOARES, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pedagoga e Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR.

MARIA IOLANDA FONTANA, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Pesquisadora vinculada ao Núcleo de pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora do RIPEFOR – Rede Institucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

DALLASTRA SOARES, C. ., & IOLANDA FONTANA, M. . (2020). ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 243–263. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.11610

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