APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TRANSCRIAÇÃO: DA POESIA CONCRETA À PESQUISA BIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5417

Palavras-chave:

Transcriação, pesquisa biográfica, escrita científica sensível;, auto/heterobiografia

Resumo

O artigo se interessa pela transcriação, com o objetivo de explorar os desdobramentos possibilitados por essa ferramenta teórica e metodológica no desenvolvimento de uma escrita científica sensível em pesquisa biográfica. Para tanto, apresenta uma breve genealogia do conceito, organizada em três momentos: as origens no campo da literatura, sua ressignificação no campo da história oral e seu alcance atual no contexto da pesquisa biográfica em educação. Tal percurso, que retraça a noção desde suas raízes na poesia brasileira, evidencia os aportes teóricos e metodológicos da transcriação, a serem explorados no campo da pesquisa biográfica em educação, das histórias de vida em formação e da investigação narrativa. Tanto uma prática automedial quanto um procedimento de escrita científica sensível, a transcriação carrega promissoras potencialidades para a compreensão e o favorecimento dos processos de formação auto e heterobiográfica que entram em ação quando os sujeitos narram e escrevem a si mesmos, compartilhando histórias e construindo sentidos a partir de sua experiência de existir no mundo.

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Biografia do Autor

Carolina Kondratiuk, Sorbonne Paris Nord

Doutora em Educação com dupla titulação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Brasil, e pela Universidade Paris 8 (UP8), França. Coordenadora de pesquisa do GIS Le Sujet dans la Cité Sorbonne Paris Nord-Campus Condorcet, Paris, França. Pesquisadora do Centro interdisciplinar de pesquisa “Culture, éducation, formation, travail” (CIRCEFT), Paris, França

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Kondratiuk, C. (2024). APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TRANSCRIAÇÃO: DA POESIA CONCRETA À PESQUISA BIOGRÁFICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–19. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5417

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