ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4854

Palavras-chave:

Ciclo de Política, Educação do Campo, Política Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios de analisar a política pública de Educação do Campo, considerando possíveis contribuições advindas da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball em interface com as especificidades que integram a política. A proposta de Ball inscreve os seguintes contextos: Contexto da influência, Contexto da produção do texto e Contexto da prática. A partir de um estudo de base teórica realizado por meio de levantamento bibliográfico, de base qualitativa e exploratória acerca da referida temática, o presente estudo problematiza sobre como a política de Educação do Campo vem sendo tratada na agenda política-educacional brasileira a partir dos diferentes contextos apontados na teoria do Ciclo de Política, destacando contribuições e limites ao processo de análise, dada a singularidade histórica e conceitual da política de Educação do Campo enquanto processo contra hegemônico. As conclusões apontam que as possíveis contribuições do Ciclo de Políticas para a análise da política de Educação do Campo podem ser úteis no tocante ao apontamento de cenários, contudo, carece de dinâmicas que permitam a interligação entre os mesmos considerando as tensões e conflitos, não apenas no interior de cada contexto, mas também na base estrutural em que estes se encontram. Contudo, pela flexibilidade que apontam indicam abertura crítica para articular realidades e experiências singulares a exemplo da Educação do Campo, especialmente através da indicação de elementos que podem se converter em passos para uma construção metodológica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara de Sousa Costa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura – PPGSC (UESPI) e Graduada em Pedagogia (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil. 

Lucineide Barros Medeiros, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2004) e Doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010); durante um semestre letivo (2009/1) esteve integrada às atividades acadêmicas do Doutorado em Educação da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. É Professora Adjunta, Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Integra o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade Cultura da UESPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Educação do Campo, Educação e Participação Popular.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 7-18.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2009. p.87-131.

CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida (org). Por Uma Educação do Campo: campo-políticas públicas-educação. Brasília: Incra/MDA, 2008. p. 67-86.

CALDART. Roseli Salete. Educação do Campo, notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CHEROBIN, Fabiana Fátima. Análise da produção acadêmica sobre política de educação do campo. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. III, nº 04, p. 313-330, jan.-jun./2018.

GATTI, Bernardete Agelina. Pesquisa em educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 595-608, set./dez. 2005

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de politicas: uma contribuição para a análise de politicas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, Jefferson; TELLO, César. A Pesquisa no Campo da Política Educacional: Explorando Diferentes Níveis de Abordagem e Abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona State University, v. 24, n. 75, 2016.

MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo: estudo sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições do Pronera na construção de políticas públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2003. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável). Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília.

MOROSONI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 20 jun. 2022.

SOUZA, Celina. Políticas públicas uma revisão de literatura. Sociologia, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.

STEDILE, João Pedro (org.) A Questão Agrária no Brasil. O debate tradicional 1500- 1960. São Paulo: Expressão popular, 2005.

TELLO, César Gerônimo. JUNG, Hildergard Susana. O campo teórico da Política Educacional: modelos, abordagens e objetos de estudo. Revista de Ciências Humanas – Educação, Frederico Westphalen, v. 16, n. 26, p. 140-158, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288642819_O_CAMPO_TEORICO_DA_POLITICA_EDUCACIONAL_MODELOS_ABORDAGENS_E_OBJETOS_DE_ESTUDO. Acesso em: 12 nov. 2022.

VENDERAMINI, Célia Regina. As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.14, n. 3, p.145-159 , dez. 2022.

VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2004.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. (1 reeimpr) São Paulo: Boitempo, 2006.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

de Sousa Costa, M. C., & Barros Medeiros, L. . (2024). ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4854

Artigos Semelhantes

<< < 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.