O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140

Palavras-chave:

Educação, Crise do capitalismo, Golpe de 2016, Governo Bolsonaro

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise sobre a crise estrutural do capitalismo e sua relação com o golpe de 2016, a ascensão de Bolsonaro e o desmonte das políticas educacionais como meio de mercantilização e de privatização da educação pública nos tempos atuais. Nesse sentido, a questão da educação sob o governo Bolsonaro só pode ser analisada quando esta é compreendida a partir de seus determinantes materiais e da correlação de forças presentes na luta de classes. Portanto, não se trata de compreendê-la como expressão exclusiva das proposições obscurantistas do presidente em questão, mas a partir do ódio de classe, inerente à nossa formação histórica e social do domínio burguês, com suas respectivas frações de classe, que permanecem atreladas a uma base ideológica, cujas raízes remontam ao passado escravocrata e patriarcal. As análises apontam os nexos entre a crise estrutural do capital, as proposições fascistas e o desmantelamento da educação. Para alcançar os objetivos propostos, à luz do materialismo histórico e dialético, faz-se imperativo compreender a ascensão do discurso reacionário e autoritário nos últimos anos, o golpe que derrubou a presidenta Dilma Roussef e as ações no âmbito da educação a partir do referido momento. Conclui-se pela urgência da mobilização daqueles que se identificam com os interesses populares para o fortalecimento da educação pública, universal e gratuita, como espaço de trincheira de socialização dos conhecimentos e da mobilização dos trabalhadores.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), 2007 . Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá ( UEM ), Maringá , Paraná , Brasil . Endereço para correspondência: Rua Monsenhor Kirmura, 445, apartamento, 102 , Vila Cleópatra, Maringá, PR, Brasil

Fabrícia de Cassia Grou de Paula, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes temas: aprendizagem, desenvolvimento, mediação e educação,religião,ditadura civil-militar e legislação. educacional. 

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

de Oliveira Gomes, M. A., de Cassia Grou de Paula, F. ., & Barbosa Lobo, C. . (2024). O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–25. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140

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