LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3813

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Compreensão Leitora, Letramento Crítico, Metodologia da Problematização.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a problematização como principal estratégia para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora no processo de ensino-aprendizagem de línguas, com o intuito de auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza bibliográfica. A discussão se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Crítico e na Metodologia da Problematização. As conclusões apontam o exercício da problematização, face às possíveis leituras, como uma estratégia para desenvolver a habilidade leitora, por meio de um processo que pode potencializar o desenvolvimento da capacidade crítica, interpretativa, intelectual, cultural, reflexiva e ética dos estudantes, a compreensão das eventuais semelhanças e diferenças na produção de significação, bem como o engajamento em prol da transformação da sociedade e a si mesmo.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora titular, do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. Líder do Grupo de pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Weirich da Silva Coelho, I. M. (2023). LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3813

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