TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL E O AUTISMO: O QUE TECEM OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3660

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Transtorno do Espectro Autista, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mapeamento

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais, principalmente na área da Educação, visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para a Educação Especial, esse instrumento vem ao encontro de contextualizar assuntos que podem ser explorados de formas alternativas; principalmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, este artigo tem por objetivo investigar acerca das tecnologias digitais que vêm sendo utilizadas em um contexto educacional com autistas. Os encaminhamentos metodológicos utilizados foram um mapeando sistemático sobre o uso das tecnologias para alunos autistas nos programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados verificou-se a baixa incidência de pesquisas sobre a temática nos programas pesquisados, sugerindo uma robusta indicação de ampliação das pesquisas, visto as diversas possibilidades que podem ser articuladas para a educação pública por meio de tecnologias com estudantes com autismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio. Mestre em Educação - UEM, Doutor em Informática - PUCPR; Pós-doutorando em Educação - UNIVALI. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Adriana Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Engenharia de Produção - UFSC; Doutora em Educação - UNIVALI.

Referências

ABIRAMI, K; DEEPALAKSHMI, P. A Comparative Study on Algorithms Applied to the Design of Assistive Technology for Autism and Spectrum Disorder: Far and Beyond, 2022. In: 6th International Conference on Trends in Electronics and Informatics (ICOEI), 2022, pp. 1-6, doi: 10.1109/ICOEI53556.2022.9777125.

ALVES DE OLIVEIRA, A.; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Y. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e algumas reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 60, n. 64, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 4 ago. 2022.

AUGUSTO COSTA, A. et al. O impacto da pandemia no processo de ensino-aprendizado de crianças com TEA: Uma revisão integrativa. Revista Atenas Higeia, [S. l.], v. 4, n. 2, 2022. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/280. Acesso em: 4 ago. 2022.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Documento de Área – área 38: Educação. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Reunião do Comitê de Ajudas Técnica. Presidência da República., Brasilia: CORDE, 2007. Disponivel em: Disponível em http://www.acessobrasil.org.br/CMS08/seo-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-23.htm. Acesso em: 23 maio 2012.

CARDOSO, A. A.; TAVEIRA, G. D. M.; STRIBEL, G. P. Educação especial no contexto de pandemia: reflexões sobre políticas educacionais. Revista Teias, [S.l.], v. 22, n. 65, p. 510-518, maio 2021. ISSN 1982-0305. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50005/37856>. Acesso em: 04 ago. 2022. doi:https://doi.org/10.12957/teias.2021.50005.

COELHO NETO, J.; BLANCO, M. B. O Uso Das Tecnologias Digitais Educacionais Para Auxiliar Pessoas Com Discalculia: Uma abordagem no contexto educacional. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 29-38, 2017.

COÊLHO, G. R. P.; OLIVEIRA, É. G. O Uso da Tecnologia Assistiva e das Metodologias Ativas no Acompanhamento de Alunos com Autismo em Momento Pandêmico. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29., 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 390-401. ISSN 2447-8776.

COOK, A. M.; POLGAR, J. M. Cook and Hussey’s Assistive Technologies: Principles and Practices. Mosby: Year Book, Inc, 1995.

DA SILVA NASCIMENTO, A. V.; DE OLIVEIRA, G. M. G. Inclusão e adaptação do aluno com autismo nas aulas on-line em tempos de pandemia Inclusion and adaptation of the student with autism in on-line classes in times of pandemic. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 17550-17561, 2022.

GADIA, C.; ROTTA, N. T. Aspectos Clínicos do Transtorno do Espectro Autista. In: ROTTA, N. T.;

OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.) Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar – 2ª. ed. – Porto Alegre: Artmed, p. 357-367, 2016.

GENEROSO, A. A. P. et al. Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 230-239, nov. 2013. ISSN 2316-6541. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/2600/2256>. Acesso em: 04 ago. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.230.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report. Keele University Technical Report TR/SE-0401, July, 2004.

MCKENZIE, J. Grey Literature: what it is & how to find it. 2022. Disponível em: https://www.lib.sfu.ca/help/research-assistance/format-type/grey-literature. Acesso em: 07 ago. 2022.

MONHOL, P. P. et al. Children with autistic spectrum disorder: Perception and experience of families. Revista Brasileira De Crescimento E Desenvolvimento Humano, 31(2), 224., 2021.

MORAIS, I. R. D. et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. 2020. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação A Distância, SEDIS-UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br. Acesso em: 10 jun. 2020.

NETTO, M. M. F. C. A Comunicação Alternativa favorecendo a aprendizagem de crianças com autismo, Asperger e Angelman: formação continuada de profissionais de Educação e Saúde. 2012. 412 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PARSONS, S.; LEONARD, A.; MITCHELL, P. Virtual Environments for Social Skills Training: Comments from Two Adolescents with Autistic Spectrum Disorder. Computers and Education. 47.2 (2006): 186-206

POBLACIÓN, D. A. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ciência da Informação, [S. l.], v. 21, n. 3, 1992. DOI: 10.18225/ci.inf.v21i3.438. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/438. Acesso em: 7 ago. 2022.

ROS, I. et al. Active methodologies and the use of technology at the UPV/EHU: proposal for the inclusion of technology for the development of active and cooperative methodologies in Higher Education. In: X International Conference on Virtual Campus (JICV), 2020, Anais […] 2020, p. 1-4, doi: 10.1109/JICV51605.2020.9375667.

SANTOS, J. et al. Desenvolvimento de Aplicativo em App Inventor 2 como Ferramenta Didática para a Educação Especial. Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 925-933, nov. 2019. Anais [...]. 2019. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/8593/6154>. Acesso em: 04 ago. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.925.

SCHWARTZMAN, J. S. Transtorno do Espectro do Autismo: conceito e generalidades. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAUJO, C. A. Transtorno do espectro do autismo. São Paulo: Memnon, 2011, p. 37-42.

SEMIÃO, D.; TINOCA, L. A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 59, n. 61, 2021. DOI: 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25689. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25689. Acesso em: 3 ago. 2022.

SILVA JÚNIOR, D. S.; MOREIRA, P. L. Autistic Spectrum Disorder and digital educational technologies in the Brazilian research scenario: a Systematic Literature Mapping. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 10, p. e119101018328, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i10.18328. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18328. Acesso em: 3 aug. 2022.

SILVA, S. R. A integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® para o aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

SIMÕES, S. H.S. C.; SOUSA, T. S.; FOLHA, D. R. S. C. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM BELÉM (PA). Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 33, p. 170-193, 2015. DOI: 10.26694/5874. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1276. Acesso em: 15 dez. 2022.

SOARES, F. M. G. C. Efeitos de um Programa Colaborativo nas práticas pedagógicas de professoras de alunos com autismo. 2016. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SOUZA, A. C.; BENITEZ, P.; CARMO, J. S. Diretrizes de acessibilidade de interfaces digitais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa de literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. e29/1–21, 2021. DOI: 10.5902/1984686X62649. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/62649. Acesso em: 3 ago. 2022.

TOGASHI, C. M. A Comunicação Alternativa e Ampliada e suas contribuições para o processo de inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo com distúrbios na comunicação. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Coelho Neto, J., & Alves, A. (2022). TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL E O AUTISMO: O QUE TECEM OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 559–578. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3660

Artigos Semelhantes

<< < 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.