AS DIFERENÇAS NÃO DEVEM SER TOLERADAS: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2915

Palavras-chave:

Educação e diversidade, Escola inclusiva, Diversidade e diferença

Resumo

Esse trabalho objetiva discutir a relação entre educação e diversidade a partir de uma perspectiva inclusiva. Especificamente, problematiza sobre conceitos de diferença e diversidade e sua relação com o contexto escolar, discute sobre efeitos do tratamento limitado do tema sobre os alunos nas escolas, e, discorre sobre a constituição de uma escola inclusiva entendida como resultante de uma educação para a diversidade. Para tanto, pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental referente a políticas públicas do âmbito da diversidade e da inclusão. A análise partiu da compreensão das diferenças como um construto sociohistórico e político, como explicitam Rodrigues e Abramowicz (2013) e o entendimento sobre a instituição escola baseou-se nas proposições de Charlot (1979, 2002, 2009, 2013, 2020) que nos permitiram definir a escola inclusiva como sendo resultado da promoção de uma educação para a diversidade. A problematização das diferenças é condição para um adequado trabalho no âmbito da diversidade bem como para a promoção de uma sociedade e escolas mais justas e solidárias com processos formativos mais adequados aos alunos. Compreender isso é base para a conscientização e engajamento político e pedagógico na construção de uma educação e de uma escola inclusiva. Para além da formação docente inicial e continuada, faz-se necessário disposição docente para mudanças pautadas em sensibilidade e postura ética capazes de orientar vivências diversificadas e dialógicas frente a questões e necessidades do público escolar.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em Educação (UFS), Doutorado em Educação (UFRN), Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Licenciatura e bacharelado em História (UFS), Especialização em Gestão escolar (USP). Professora Associada III do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: Ensino primário, grupos escolares, reformas educacionais, História da República, ensino de História, práticas pedagógicas e formação de professores, educação e diversidade.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Azevedo , C. B. (2023). AS DIFERENÇAS NÃO DEVEM SER TOLERADAS: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 273–299. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2915

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