UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • CAROLINE MACHADO CORTELINI
  • CLAITON JOSÉ GRABAUSKA

Palavras-chave:

Infância, Educação e Cidadania

Resumo

O entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAROLINE MACHADO CORTELINI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – CE/UFSM.

CLAITON JOSÉ GRABAUSKA

Professor Doutor - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Metodologia de Ensino – CE/UFSM.

Referências

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo, Cortez, 2000a.

________. Pedagogia da indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000b.

FÜLLGRAF, Jodete Bayer Gomes. Direito das crianças à educação infantil - um direito de papel. Anped. 2002.

disponível em: <http://www.anped.org.br/25/jodetegomesfullgraft07.rtf>. Acesso em: 22 jun.2003.

GUIMARÃES, José Luiz. O financiamento da educação infantil: quem paga a conta? In: MACHADO, Maria L. de A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

HADDAD, Lenira. Substituir ou compartilhar? O papel das instituições de educação infantil no contexto da sociedade contemporânea. In: MACHADO, Maria L. de A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes, 1988.

MOSS, Peter. Para além do problema com qualidade. In: MACHADO, Maria L. deA. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Entender o outro (...) exige mais, quando o outro é uma criança: reflexões em torno da alteridade da infância no contexto da educação infantil. Anped. 2002a. Disponível em: <http://www.anped.org.br/25/alessandrarottaoliveirat07.rtf>. Acesso em: 04 abr.2003.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002b.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca. 3. ed. Cadernos Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2000.

SEGAT, Taciana Camera. Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil (Dissertação de mestrado). Santa Maria: PPGE/CE/UFSM, 2002.

Downloads

Publicado

2003-06-15

Como Citar

MACHADO CORTELINI, C. ., & GRABAUSKA, C. J. . (2003). UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (09), 03–10. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593

Edição

Seção

Artigos