IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx

Autores/as

  • OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

educação, moral social, adaptação, dominação, consciência

Resumen

Este artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.

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Biografía del autor/a

OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Natal 2004.

Citas

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Publicado

2004-06-15

Cómo citar

BORGES PRADO AGUIAR, O. R. . (2004). IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (10), 56–66. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590

Número

Sección

Artigos

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