O CONSTRUTIVISMO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DISCURSO ANCORADO

Autores

  • CLEÂNIA DE SALES SILVA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

construtivismo, representações, sociais, formação, docente

Resumo

Reconhecendo o construtivismo como referência consolidada no Brasil e o desafio dos professores desenvolverem uma prática educativa construtivista, questionamos: Qual a representação social de construtivismo dos professores e como essa representação vem orientando suas práticas pedagógicas? Investigamos 100 professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental que utilizam esta teoria como referencial para suas práticas e constatamos que eles têm uma representação social de construtivismo positiva, entretanto não conseguem desenvolver uma prática construtivista. Analisando esta questão sob os aspectos da familiarização e da ancoragem, percebemos que os professores, como forma de superar conflitos e pressões surgidas, buscam familiarizar-se com esta teoria ancorando-a em experiências e conhecimentos anteriores, continuando presos a posturas tradicionais. As considerações apresentadas apontam para a necessidade de repensarmos o processo de formação desses professores e de considerarmos suas representações sociais.

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Biografia do Autor

CLEÂNIA DE SALES SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Piauí- Centro de Ciências da Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2004-06-15

Como Citar

DE SALES SILVA, C. . (2004). O CONSTRUTIVISMO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DISCURSO ANCORADO. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 27–34. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1587

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