SABER & PODER NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O DISCURSO DOS PROFESSORES DA BAIXADA SANTISTA

Autores

  • MARTHA ABRAHÃO SAAD LUCCHESI Universidade Católica de Santos
  • DRÁUZIO COSTA PIRES DE CAMPOS Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Formação do professor, Ensino/ aprendizagem, Relações de saber/poder

Resumo

Neste trabalho os autores utilizam a Análise do Discurso para, a partir do registro da fala dos professores, identificar os aspectos ideológicos que perpassam a prática do ensino de matemática, e, em seguida, analisar esses aspectos à luz dos estudos de Freire, Morin, e outros teóricos da educação. Utiliza-se ainda, o conceito de signo de Ferdinand de Saussure para analisar a questão da significação Verificou-se que a carreira do professor de matemática tanto pode partir do desejo de envolver-se com a educação como da atividade com a área de conhecimento específica. Igualmente, pode resultar de uma escolha pessoal como de uma série de circunstâncias que ofereceram a oportunidade dessa opção. Em ambos os casos, para os entrevistados, essa carreira foi assumida como principal atividade profissional e caminho paras a realização pessoal.

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Biografia do Autor

MARTHA ABRAHÃO SAAD LUCCHESI, Universidade Católica de Santos

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. Doutora em Educação.

DRÁUZIO COSTA PIRES DE CAMPOS, Universidade Católica de Santos

Diretor do Centro de Ciências Humanas da Universidade Católica de Santos. Mestre em Educação.

Referências

CAMPOS, D. C. P. de. Luzes e sombras: relações de saber e poder no processo de ensinoaprendizagem da matemática. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica de Santos. Santos, 2004.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

SAAD LUCCHESI, M. A. ., & PIRES DE CAMPOS, D. C. . (2006). SABER & PODER NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O DISCURSO DOS PROFESSORES DA BAIXADA SANTISTA. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 37–44. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1549

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