CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental

Autores

  • ANA LÚCIA GOMES CAVALCANTE NETO Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • ANA RITA FRANCO DO REGO Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • ZÉLIA MARIA SPARES JÓFILI Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Construtivismo, Ensino de Ciências, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a funcionalidade de uma proposta construtivista a partir do tema lixo. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte e cinco aprendentes de uma escola pública estadual localizada no município de Escada, Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário semi-estruturado. Para procedermos a análise tivemos o aporte teórico de Carvalho (2004), Coll (1996), Galiazzi (2003), Massabni (2007) e Moraes (2003) dentre outros. O estudo aponta para a necessidade da implementação de aulas construtivistas no Ensino de Ciências, tendo em vista a motivação e engajamento demonstrado pelos estudantes no decorrer das aulas e o grau de satisfação com a aprendizagem demonstrada na avaliação. Alertamos que aulas construtivistas exigem mudanças de atitudes não só dos professores, mas também dos estudantes, e essas mudanças não são fáceis.

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Biografia do Autor

ANA LÚCIA GOMES CAVALCANTE NETO , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Ensino das Ciências (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Professora da FAESC – Faculdades da Escada. Professora de Ciências e Biologia da Rede Pública Estadual e Municipal de Escada. 

ANA RITA FRANCO DO REGO , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Ensino das Ciências (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Professora da Rede Pública Municipal de Recife e da FALUB – Faculdade Luso-Brasileir. 

MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Professora do Curso de Ciências Biológicas UNIR/UFRPE.

ZÉLIA MARIA SPARES JÓFILI, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PhD em Educação (Surrey University, UK). Professora do curso de Mestrado em Ensino das Ciências da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Referências

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

GOMES CAVALCANTE NETO , A. L. ., DO REGO , A. R. F. ., LOPES FOLENA ARAÚJO , M. ., & SPARES JÓFILI, Z. M. (2008). CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS: descobrindo caminhos a partir da educação ambiental. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 145–154. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1514

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