HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPUS DE PICOS: a história de um Currículo pelo olhar de uma disciplina
Palavras-chave:
Currículo, História da Educação, Ensino, Nova história culturalResumo
Este artigo é fruto de um estudo sobre a disciplina História da Educação, no Curso de Pedagogia - Campus de Picos26, da Universidade Federal do Piauí. O trabalho assemelha-se ao que já vem sendo pesquisado em outras universidades brasileiras sobre o ensino de História da Educação. Abordamos a evolução dos seus currículos no período de 1982 a 2006, enfocando especificamente a disciplina História da Educação. Nossa fundamentação está amparada na Nova História Cultural, especialmente nas idéias de Peter Burke (1992); Hunt (2001); Gatti Júnior e Inácio Filho (2005); Carvalho (2005); Horn e Germinari (2006). Inicialmente situamos o ensino de História da Educação no Brasil, depois abordamos as teorias curriculares e finalmente dissertamos acerca da institucionalização da disciplina em estudo no curso de Pedagogia do Campus acima citado. A reflexão sobre esse tipo de problemática vem se tornando cada dia mais significativa na medida em que proporciona a definição da posição curricular adotada pelas instituições educacionais ao longo da história. Nessa perspectiva, constatamos, via documentos e principalmente depoimentos orais, que, se a escola tem um papel pedagógico específico, então o currículo do Curso de Pedagogia de Picos, especificamente através da disciplina História da Educação, ao longo das três décadas pesquisadas, também o tem na medida em que as diferentes práticas pedagógicas ora enaltecem a transmissão do conhecimento historicamente acumulado, ora são instrumentos de compreensão do presente e ora são ferramentas de impulso à pesquisa e estudos historiográficos locais.
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Referências
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