O SUPERVISOR NA ESCOLA REFLEXIVA: GESTÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Escola Reflexiva, Equipe Pedagógica, Supervisor Pedagógico, Missão da EscolaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade de pensar uma teoria geral para a escola a partir de seus próprios modelos explicativos. Discute a forma de gestão educacional tendo em vista a escola reflexiva que utiliza a pesquisa-ação enquanto metodologia para a elaboração de seu próprio projeto político-pedagógico.Traz ainda uma discussão sobre equipe pedagógica, supervisão e a presença da teoria e prática no fazer escolar.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos numa Escola Reflexiva. 3. ed. São Paulo:Cortez. 2004.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Org). O sucesso da coordenação pedagógica no Projeto de Classes de Aceleração in: O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança. 3. ed. São Paulo: Loyola, p. 07-15, 2003.
BRANDENBURG, Laude Erandi. Até onde vão os Tentáculos do polvo: construindo a identidade da equipe pedagógica. Trabalho apresentado no Encontro Internacional da SBEC. Construindo a Identidade Latino Americana. PUCRS 10 a 12 de novembro de 2003.
CHRISTOV, Luíza Helena da Silva. Teoria e prática: o enriquecimento da própria experiência in GUIMARÃES, Ana Archangelo at al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 8. ed. São Paulo: Loyola, p.31-34, 2005.
DINIS, Luis Leandro. Das Teorias das Organizações à Organização das Teorias: Do Mundo da Gestão ao Mundo da Educação. Revista do Fórum Português de Administração Escolar. n 4, p. 79-97, 2004.
LAROUSE CULTURAL. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Cultural. 1992.
RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de Gestão. ECCOS - Revista Científica. Centro Universitário Nove de Julho, v. 6, n. 1, p. 25-42, jun. 2004.