AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ

Autores

  • SANDRA MARIA COÊLHO DE OLIVEIRA Universidade Federal do Ceará
  • WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Avaliação do aprendizado, Propos­tas da SEDUC, Prática Docente

Resumo

Este estudo tevecomoobjetivo geral avaliar arepercus­ são na prática docente das propostas oficiais para a avaliação do aprendizado da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) em 2000 e 2004. Intencio­ nou­se, ademais, investigar as concepções de avalia­ ção do aprendizado que norteiam a prática docente; verificar em que medida os professores estão informa­ dos sobre os fundamentos teóricos das propostas ava­ liativas instaladas pela SEDUC e identificar a reação docente às propostas de avaliação daSEDUC de 2000 e 2004. Assim, foi realizado estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos (Fortale­ za, CE), na qual os resultados indicaram (a) que houve resistência por parte dos docentes frente à proposta avaliativa de 2000, havendo, no entanto, aceitação da de2004; (b) que astransformaçõespretendidasnocam­ po da avaliação doaprendizado devem ser qualificadas duplamente (tanto em termos de formação quanto em termos de melhoria das condições materiais).

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Biografia do Autor

SANDRA MARIA COÊLHO DE OLIVEIRA , Universidade Federal do Ceará

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestra em Educação (UFC) na linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Núcleo deAvaliação Educacional (NAVE); Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos. E­mail: 

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Psicometria e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho, ambos os títulos pela Universidade de Brasília; Doutor em Educação pela Universidad Complutense de Madrid; Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador doNúcleodeAvaliaçãoEducacional(NAVE)doProgramadeMestradoeDoutoradoem Educação da UFC; Presidente da Comissão Própria deAvaliação (CPA); Coordenador deAnálise Institucional eAvaliação da Pró­Reitoria dePlanejamento da UFC;Avaliador Institucional do DEAES/INEP/MEC. 

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Publicado

2007-06-12

Como Citar

COÊLHO DE OLIVEIRA , S. M. ., & BANDEIRA ANDRIOLA, W. . (2007). AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ. Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1440

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