“DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA

Autores

  • MILENA ARAGÃO Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

História da Educação, Cultura Material Escolar, Castigos corporais, Depoimentos orais

Resumo

O presente texto pode ser caracterizado como um relato de experiência, estando sua relevância na pertinência e importância das situações por ele explicitada. Neste artigo, abordo o processo de compra de um artefato comumente usado no século XIX: a palmatória. A fim de realizar o desejo de obter este material para fins de estudo, lancei-me à procura, na cidade de Aracaju/SE, de pessoas que o vendesse ou confeccionasse. Neste trajeto, fui colecionando histórias riquíssimas que me levaram a refletir sobre a importância da cultura material escolar como produto e produtora de práticas culturais. Diante desta busca, um fato mostrou-se concreto: ela ainda vive no cotidiano de algumas salas de aula sergipanas. O texto é escrito de modo a entrelaçar discursos históricos e relatos atuais, fazendo referência ao uso dos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos, bem como a relação entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MILENA ARAGÃO, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. 

Referências

BORGES, Abílio César. Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade. Rio de Janeiro: Typografia Cinco de Março, 1876. Disponível em: <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ educacao/publicacoes.php>. Acesso em: 4 fev. 2012.

CASTRO, César augusto. Infância e trabalho no Maranhão Provincial: uma história da Casa dos Educandos Artífices (1841 – 1889). São Cristóvão: Ed. UFS, 2010.

CHARTIER, Roger. Entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002. (Coleção memória e sociedade).

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ERTZOGUE, Marina Haizenreder. Silenciar os inocentes: medidas punitivas para a recuperação de menores em estabelecimentos disciplinares mantidos pelo Estado (1945-1964). Rev. bras. Hist. v.19 n.37 São Paulo Set. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100008#35e36n ot. Acesso em: 14 fev. 2012.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Cultura escolar: da migração do conceito a sua objetivação histórica. In: FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo (Ed.). Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e autores, 2010. p. 17-32.

FLORESTA, Nísia. Opúsculo Humanitário. São Paulo, Cortez / Brasília, INEP, 1989. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/45621785/Opusculo-Humanitario. Acesso em: 15 fev. 2012.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de Educação. Campinas: Ed. Autores Associados, n.1,Jan./Jun. 2001. p. 9-43.

MIRANDA, Itacira Viana; CURY, Cláudia Engler. Instruir para civilizar: o Lancasterianismo na Paraíba oitocentista 1822 a 1864. Anais do XIII Encontro Estadual de História. Guarabira: Universidade Estadual da Paraíba, 2008. Disponível em:<http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2006%20-20Itacyara%20 Viana%20Miranda%20TC.PDF> Acesso em: 08 fev. 2012.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SÁ, Nicanor Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Modernidade e castigos escolares: oscilando entre os costumes e a legislação (o caso da província de Mato Grosso). In: José Claudinei Lombardi; Dermeval Saviani; Maria Isabel Nascimento. (Org.). Navegando pela História da Educação Brasileira. 1 ed. Graf. FE: HISTEDBR, 2006, v.1, p. 1-4. Disponível em:<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_086.html>. Acesso em: 06 fev. 2012.

SOARES, Marcilaine Inácio; VIANA, Fabiana da Silva. A instrução elementar e os castigos escolares em Minas Gerais no século XIX.Anais do III Congresso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/284.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2012.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.

______. Alicerces da Pátria: escola primária e cultura escolar no Estado de São Paulo (1890-1976). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

VEIGA, Cynthia Greive. Sentimentos de vergonha e embaraço: novos procedimentos disciplinares no processo de escolarização da infância em Minas Gerais no século XIX. Anais do II Congresso de História da Educação de Minas Gerais. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2003. Disponível em: <http://www.faced.ufu.br/nephe/images/arq-ind-nome/eixo7/completos/sentimentosvergonha.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2012.

______. Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927). Revista Brasileira de História da Educação, n.21, 218 p., set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/rbhe/RBHE21.pdf. Acesso em: 07 fev. 2012.

VIDAL, Diana. Culturas Escolares: Estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

VIÑAO FRAGO, Antônio. História de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n.0, p. 63-82, set./dez., 1995.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

ARAGÃO, M. . (2012). “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 107–126. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.