SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008
Palavras-chave:
Proeja, Currículo, Trabalho de conclusão de cursResumo
Este artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.
Downloads
Referências
APPLE, Michel W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 59-91.
BRASIL. Congresso Nacional. Portaria n. 2.080, de 13 de junho de 2005. Estabelece, no âmbito dos Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Federais, Escolas Agrotécnicas Federais e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, as diretrizes para a oferta de cursos de educação profissional de forma integrada aos cursos de ensino médio, na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA. Brasília, DF: 13 de junho de 2005a.
______. Congresso Nacional. Decreto n. 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –PROEJA. Brasília, DF: 24 de junho de 2005b.
______. Capacitação de profissionais no ensino público para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA: propostas gerais para elaboração de projetos pedagógicos de curso de especialização.Brasília, 2006a. Mimeografado.
______. Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília: MEC, 2006b.
_____. Congresso Nacional. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA -, e dá outras providências. Brasília, DF: 13 de julho de 2006c.
______. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Documento Base. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_fundamental_ok.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2013.
BRAVO, Restituto Sierra. Técnicas de investigación social: Teoría y ejercicios. 7 ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991.
CEFET-RN, 2007. Relatório Final 2006. (Digitado).
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; ______.; RAMOS, Marise Nogueira. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
IFRN, 2009. Relatório Final da Especialização 2007. (mimeo).
IFRN, 2010. Relatório 2008. (mimeo).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
HENRIQUE. Ana Lúcia Sarmento; BARACHO. Maria das Graças. Concepções e princípios do Proeja. Unidade 3. Material Didático para o Curso de Especialização Proeja/EAD no IFRN, 2014. [no prelo]
KUENZER, Acácia. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas novos desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116. p. 667-688, jul./set. 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA. Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 8. ed.São Paulo: Cortez, 2005.
MOURA, Dante. Henrique. Algumas considerações críticas ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e
dultos – PROEJA. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: impasses, tendências e perspectivas. Anais... João Pessoa:UFPB, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência crítica. São Paulo: Cortez: Campinas, SP: Autores Associados, 1982.
______. Escola e Democracia: teorias da educação; curvatura da vara; onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez: Campinas: Autores Associados, 1983.
SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et all. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/ III ENCONTRO SULBRASILEIRO DE PSICOPEDGOGIA. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009, p. 4554-4566. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/ anais/pdf/3124_1712.pdf>. Acesso em: 04 jun.2014.