SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008

Autores

  • JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • MARIA DAS GRAÇAS BARACHO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Proeja, Currículo, Trabalho de conclusão de curs

Resumo

Este artigo visa analisar os objetos de estudo dos TCCs da Pós-Graduação em PROEJA, ofertado pelo IFRN, em 2008, confrontando-os com a matriz curricular do curso. É uma investigação, a partir de análise documental, de caráter exploratório realizada em 3 etapas: primeiramente, procedeu-se à análise dos projetos e relatórios da Especialização-PROEJA ofertados pelo IFRN entre os anos 2006 a 2009; em segundo lugar, foram examinados os TCCs produzidos na turma 2008; e, por fim, fez-se um estudo comparativo dos resumos desses TCCs para traçar um paralelo entre a matriz curricular, os eixos temáticos do curso e os objetos de estudo dos TCCs. O estudo mostrou que muitos trabalhos não se situavam no campo epistemológico do Proeja, convergindo para EJA ou para a Educação Básica e que, apesar de muitos TCCs usarem alunos do Proeja como sujeitos da pesquisa, focaram seu objeto em disciplinas do Ensino Médio. A análise dos objetos de estudo do Eixo Temático 1 da especialização mostrou que o trabalho foi o único princípio objeto de estudo dos TCCs. Já o Eixo Temático 2 concentrou maior número de trabalhos, cujos objetos de investigação focaram o estudo do currículo, das práticas pedagógicas e dos processos de ensino. A análise mostrou ainda que o foco das pesquisas dos alunos concentrou-se na educação de jovens e adultos, com poucas produções no campo do Proeja. É relevante destacar que como o programa fundou um novo campo epistemológico para o qual ainda não havia produção acadêmica, essa pouca produção talvez tenha influenciado na seleção dos objetos de estudo por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na UFRN. Área de pesquisa: história social da infância, práticas pedagógicas e formação docente. 

ANA LÚCIA SARMENTO HENRIQUE, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Área de pesquisa: formação de professores, linguística, educação a distância, transdisciplinaridade, complexidade ética e filosofia da linguagem.

MARIA DAS GRAÇAS BARACHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integra equipe de projetos financiados pelo CNPq sobre cursos de licenciaturas da rede federal e especialização do PROEJA, desenvolvidos no IFRN.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

DO NASCIMENTO, J. M. ., SARMENTO HENRIQUE, A. L. ., & DAS GRAÇAS BARACHO, M. . (2013). SABERES DOCENTES: PARALELO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA MATRIZ CURRICULAR E OS OBJETOS DE ESTUDO DOS TCCS DAS TURMAS PROEJA DO IFRN EM 2008. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 85–112. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1332

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