A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • FRANCISO JEOVANE DO NASCIMENTO Universidade Estadual do Ceará
  • ELIZIANE ROCHA CASTRO Universidade Estadual do Ceará
  • IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8624

Palavras-chave:

PIBID, Experiências Profissionais, Identidade Docente

Resumo

A educação é um viés de crescimento de uma nação, nela estão contidas esperanças e expectativas na busca de uma sociedade igualitária e os professores, com o seu trabalho desafiante, mediante o desenvolvimento de métodos e estratégias didático-pedagógicas, podem suplantar entraves históricos que circundam modelos escolares presentes em instituições de ensino do país, buscando a melhoria da qualidade da educação. Nessa perspectiva, é relevante a investigação acerca da formação do educador, analisando fatores que corroboram o desenvolvimento profissional e a transição dialética entre o processo formativo e a iniciação docente. Esta pesquisa científica resulta de uma inquietação relativa à experiência como bolsista do PIBID e delineia-se como foco investigativo no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará, na Linha Formação, Didática e Trabalho Docente. A partir do suporte teórico de autores como Nóvoa (1991), Garcia (2008) e Pimenta e Lima (2012) entre outros, analisa-se como o projeto (PIBID) contribui para o processo de formação docente. Nessa direção, um estudo de caso qualitativo vai se desenvolvendo ao longo da pesquisa, que aos poucos se configura como instrumento de compreensão de aspectos que contribuem na formação do educador. Assim sendo, investigam-se as implicações das experiências vivenciadas no contexto do programa para o desenvolvimento profissional e a inovação das práticas docentes. As análises preliminares evidenciam que a atividade educativa constitui-se num marco importante na construção e busca de uma identidade profissional adequada, almejando procedimentos didático-pedagógicos que representam os anseios e necessidades do homem contemporâneo.

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Biografia do Autor

FRANCISO JEOVANE DO NASCIMENTO, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE – CE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC – CE). Membro dos grupos de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino) e OBEDUC/UECE (Observatório da Educação). 

ELIZIANE ROCHA CASTRO, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE – CE); Técnica em formação continuada na rede municipal de ensino de Raposa/MA. Integra o grupo de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino).

IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Matemática. Integra os grupos de pesquisa MAES/UECE (Matemática e Ensino) e OBEDUC/UECE (Observatório Brasileiro de Educação). 

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. J. ., ROCHA CASTRO, E. ., & PINHEIRO DE LIMA, I. . (2015). A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 25–46. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8624

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