O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR

Autores

  • TAIZY LEDA TAVARES Universidad Estatal de Goiás
  • JHONNY DAVID ECHALAR Universidad Estatal de Goiás
  • ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26694/5868

Palavras-chave:

cibercultura, recursos midiáticos, objetos de aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa almejou responder ao seguinte questionamento: o que existe de software educacional (SE) disponibilizado no Portal do Professor para o ensino de Ciências Naturais? Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os SE disponibilizados no Portal do Professor, para a disciplina de Ciências Naturais. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves et al. (2004); Santos; Mortimer (2002); Vesce (2011); Vieira (1999); dentre outros. Dos SE encontrados, em número de 18, 100% estão em língua estrangeira, e, desses, 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados têm potencial para que o aluno realize feedback dos conteúdos apresentados. Vê-se como importante a avaliação dos conteúdos disponíveis nos repositórios de objetos de aprendizagem, com intuito de possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

TAIZY LEDA TAVARES, Universidad Estatal de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, UEG – GO. Mestranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Goiás. 

JHONNY DAVID ECHALAR, Universidad Estatal de Goiás

Mestrando em Ensino de Ciências – UEG - GO. Especialista em Educação a Distância. Graduado em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. E-mail: jhonnyechalar@gmail.com 

ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Educação – PUC-GO. Mestre em Biologia. Especialista em Formação de Professores. Graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado. Docente da UEG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

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Publicado

2015-10-26

Como Citar

TAVARES, T. L. ., DAVID ECHALAR, J. ., & LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, A. D. . (2015). O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 150–169. https://doi.org/10.26694/5868

Edição

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