OS “CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO POSITIVISMO ÀS INVENÇÕES COTIDIANAS

Autores

  • MARINA DE OLIVEIRA DELMONDES Universidade Federal do Espírito Santo
  • TAMILI MARDEGAN DA SILVA Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7693

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Cotidiano, Educação infantil, Experiência, Positivismo

Resumo

Este artigo analisa o conceito de experiência da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contido no item “Campos de experiências”, na etapa da educação infantil. Considerando o teor da filosofia positivista, problematiza a concepção de experiência na relação entre o positivismo e a educação, tecendo novas possibilidades para o ensino direcionado à infância a partir da pesquisa nosdoscom os cotidianos escolares, para pensar um currículo que é experiência inventiva. Compondo com diversos pensadores pesquisadores, dialoga sobre o positivismo, o cotidiano escolar, o currículo e a infância, na aposta de que as experiências como invenções cotidianas acontecem entre regulações e escapes, produzindo sentidos por dentro dos currículos prescritivos oficiais e reinventando outros modos de experiência vividos pelos docentes e discentes da educação infantil.

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Biografia do Autor

MARINA DE OLIVEIRA DELMONDES, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia Plena pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”, coordenado pelo Professor Carlos Eduardo Ferraço.

TAMILI MARDEGAN DA SILVA, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Integrante do Grupo de Pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”, coordenado pelo Professor Carlos Eduardo Ferraço.
 

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

DE OLIVEIRA DELMONDES, M. ., & DA SILVA, T. M. . (2018). OS “CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO POSITIVISMO ÀS INVENÇÕES COTIDIANAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 72–98. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7693

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