A GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO: INTERFACES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7964

Palavras-chave:

Gestão escolar democrática, Currículo, Escola reflexiva

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre a contribuição da Gestão escolar e da Gestão do currículo para a construção de uma escola reflexiva, enfatizando considerações sobre elas, explanando a gestão democrática na escola e o papel do gestor e do professor reflexivo frente a essa nova forma de organização escolar e do desenvolvimento curricular. Dessa forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: Como a gestão democrática e participativa em substituição de um modelo gerencial escolar hierárquico e inflexível, pode contribuir para a construção de uma escola reflexiva? Para a construção e concretização, este estudo segue com base numa revisão bibliográfica, elegendo algumas fontes teóricas que abordam tais assuntos, como: BRASIL (2004), Luck (2005), Brandão (2003), Libâneo (2005, 2015) Pacheco (2005), Lopes e Macedo (2011), Silva (2008), Gauthier (1998), Alarcão (2008), Tardif (2015) dentre outros. Os resultados deste trabalho apontam que, a gestão democrática participativa e a gestão do currículo formalizadas a partir de posturas reflexivas tanto do gestor quanto dos professores são mecanismos essenciais para a concretização de uma escola reflexiva.

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Biografia do Autor

MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores do Programa Nacional de Educação Básica – PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. 

RODRIGO AIRES SILVA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão De Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA; Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Professor de Geografia da rede estadual do Maranhão – SEDUC; Professor de Geografia da rede municipal de São Luís – SEMED. Assessor pedagógico da rede privada de ensino. 

TAISE HELENA DE SOUSA SILVA, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão De Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA; Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional, Empresarial e Hospitalar – Faculdade Santa Fé; Especialista em Gestão e Supervisão e Escolar – Faculdade Santa Fé; Graduação em Pedagogia – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco –UNDB; Coordenadora Pedagógica – Colégio Santa Fé; Psicopedagoga integrante da equipe responsável pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional – SOPE do Colégio Santa Fé e da Faculdade Santa Fé/ IDESP; Docente na Faculdade Santa Fé/IDESP. 

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. J. ., AIRES SILVA, R. ., & DE SOUSA SILVA, T. H. . (2018). A GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO: INTERFACES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 07–27. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7964

Edição

Seção

Artigos