EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745

Palavras-chave:

Educação do campo, Políticas públicas, Educação democrática

Resumo

A luta dos últimos 20 anos por uma educação destinada aos povos do campo no Brasil constitui o objeto de estudo deste artigo. As questões de pesquisa foram: Quais políticas públicas se estabeleceram no Brasil para a educação do campo? Como os movimentos sociais populares do campo contribuíram para a instituição do debate sobre a escola do campo? Que avanços, retrocessos e resistências para a consecução de uma educação democrática se instauraram? O objetivo consistiu em analisar como os movimentos sociais populares do campo impulsionaram as discussões de políticas públicas destinadas às escolas do campo, no referido período. Os procedimentos metodológicos foram organizados a partir da abordagem qualitativa, o tipo de estudo é bibliográfico e documental. Os achados da pesquisa foram analisados numa perspectiva dialética. As reflexões resultantes indicam a construção de ações em prol da educação do campo na agenda governamental no período de 1998 a 2016, com conquistas legais significativas, resultantes de embates entre os movimentos sociais e o governo federal. Após afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, 2016 a 2018, estabelece-se um período de latência que propicia a nova estrutura da educação no Brasil, efetivada através do Decreto nº 9.665, de 02 de janeiro de 2019, que excluiu a Secretaria da Educação do Campo da estrutura governamental, denotando a necessidade de novos estudos para verificação das consequências desta ação.

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Biografia do Autor

LUCINETE GADELHA DA COSTA, Universidade Federal do Estado do Amazonas

Professora da Universidade Federal do Estado do Amazonas – UEA, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. Líder do grupo de estudo e pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA)

ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de Pesquisa Currículo Práticas Educativas.  

LUCIELIO MARINHO DA COSTA, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Fundamentação da Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo - PPGE/UFPB; Currículo e Práticas Educativas - UFPB.  

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

GADELHA DA COSTA, L. ., DA SILVA RODRIGUES, A. C. ., & DA COSTA, L. M. . (2019). EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 135–166. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745

Edição

Seção

Dossiê Temático

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