DA ESCOLA RURAL À ESCOLA DA CIDADE: RITOS DE PASSAGEM E (RE)CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS

Autores

  • ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-4145-1460
  • HANILTON RIBEIRO DE SOUZA Universidade do Estado da Bahia
  • NANCI RODRIGUES ORRICO Universidade do Recôncavo da Bahia
  • RITA DE CÁSSIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9404

Palavras-chave:

Ruralidades, Rito de Passagem, Abordagem (auto)biográfica, Reconfiguração identitária

Resumo

O texto discute questões relacionadas aos ritos de passagem de estudantes de escolas rurais para escolas na cidade, com o objetivo de entender como a transição entre o território rural e urbano produz (des)encontros e (re)configurações nos alunos de escolas rurais, à medida que suas identidades são desvalorizadas, modificadas e até anuladas pelo projeto de sociedade da escola urbana. Metodologicamente, nos apoiamos em princípios da abordagem (auto)biográfica com a utilização de entrevistas narrativas como dispositivos de pesquisa. Os resultados indicam a necessidade de maior atenção aos alunos que ingressam no espaço escolar, sobretudo aqueles oriundos dos territórios rurais, desdobrando-se em modos próprios de acompanhamentos dos seus processos de inserção escolar e de aprendizagens. A escola precisa respeitar e valorizar as especificidades de cada estudante, notadamente, no que se refere a sua origem, suas expectativas e maneiras de ser e viver, sem qualquer discriminação e assegurando sua permanência como um direito social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Pesquisador associado do Laboratorie EXPERICE (Université de Paris 13-Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Diretor Financeiro da ANPEd (2013-2015) Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de La Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). 

HANILTON RIBEIRO DE SOUZA, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB), vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Membro do Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR/UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa A Cidade e o Urbano. Professor Assistente da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e da SEC/BA (Secretaria Estadual de Educação da Bahia). Integrante do projeto “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (UNEB). 

NANCI RODRIGUES ORRICO, Universidade do Recôncavo da Bahia

Professora da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestra em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). É membro dos grupos de pesquisa GRAFHO/UNEB (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral), OBSERVALE/UFRB (Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá) e LEIA/ UFRB(Leitura, Escrita, Identidade e Arte). Professora pesquisadora da PARFOR/UFRB – MEC/CAPES. Integrante também dos projetos “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (UNEB)e “Pibid – Classes Multisseriadas” (UFRB). Pedagoga (UNEB), Especialista em Educação Inclusiva (FSC). 

RITA DE CÁSSIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC-UNEB) vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Professora de Orientação e Mobilidade para deficientes visuais CAP/SEC/BA (Secretaria Estadual de Educação da Bahia). Coordenadora Pedagógica de Escola do Campo – Sec. Municipal de Educação de FSA. Integrante do projeto “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (UNEB). Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, didática e avaliação – UNEB; Especialista em Gestão Escolar – UFBA; Especialista em Atendimento Educacional Especializado/AEE – UEM. 

Referências

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução e revisão científica: Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luís Passeggi. 2ª ed., Natal/RN: EDUFRN, 2014.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica em educação: desafios e perspectivas. In: SOUZA, E. C. (Org.). Educação e ruralidades: memórias e narrativas (auto) biográficas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 181-200.

DRUMMOND DE ANDRADE, C. Lição de coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GOMES, N. L. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília, DF: MEC/SEB, 2007.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

MONTEAGUDO, J. G. Diversidad cultural y migraciones: investigacióncon menores migrantes a través de enfoques biográfico-narrativos. In: ANTUNES, H. S.; OLIVEIRA, V. F. (Orgs.). Diversidades: culturas, ruralidades, emigração, formação e integração social. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 149-171. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica: temas transversais, 5).

MOREIRA, J. R. Ruralidades e globalização: ensaiando uma interpretação. In: MOREIRA, J. R. (Org.). Identidades sociais: ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 15-40.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In.: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Tradução de Maria Nóvoa, 2ª ed., Natal/RN: EDUFRN, 2014, p. 143-175.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Tradução de Maria Nóvoa, 2ª ed., Natal/RN: EDUFRN, 2014.

RIOS, J. A. V. P. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. In: Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador: UNEB – DEDC I, v.20, n.36, 2011a, p. 127-136.

RIOS, J. A. V. P. Ser ou não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011b.

SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 3ª ed., Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2013, p. 210-222.

SILVA, L. M. da. A negação da diferença: um estudo sobre as interações de alunos com deficiência visual na escola pública. Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade. 2004. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/pdfs/teses/2004/luciene_maria_da_silva.pdf

SOUZA, E. C. Campos y territorios de la indagación (auto)biográfica en Brasil: redes de investigación y educación rural. Revista Mexicana de Investigación Educativa. v. 62, p. 787- 808, 2014. Disponível em: https://www.comie.org.mx/v1/revista/visualizador.php?articulo=ART62006&criterio=http://www.comie.org.mx/documentos/rmie/v19/n062/pdf/62006.pdf Acesso em: 20 Dez 2014.

SOUZA, E. C. (Org.) Educação e ruralidades: memórias e narrativas (auto)biográficas. Salvador: EDUFBA, 2012.

SOUZA, E. C. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e

ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, p. 135-147.

SOUZA, E. C.; SOUZA, H. R.; ORRICO, N. R. Metamorfoses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas. Revista ETD (Educação Temática Digital). Campinas, SP. V.17, n.3, p. 542-557, 2015. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd. Acesso em: 25Jan 2016.

SOUZA, E. C.; PINHO, A. S. T; MEIRELES, M. M. Tensões entre o local e o global: ruralidades contemporâneas e docência em escolas rurais. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 2,p. 351-364, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4128. Acesso em: 27 Mai 2016.

TODOROV, T. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zaha, 1993.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

DE SOUZA, E. C. ., RIBEIRO DE SOUZA, H. ., RODRIGUES ORRICO, N. ., & MAGALHÃES DE OLIVEIRA, R. D. C. . (2019). DA ESCOLA RURAL À ESCOLA DA CIDADE: RITOS DE PASSAGEM E (RE)CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 447–471. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9404

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.