TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO: A PRESTAÇÃO INFORMACIONAL NA GESTÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.8391

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Transparência na Gestão, Escola Pública, Lei de Acesso a Informação

Resumo

Este trabalho analisa a gestão educacional do ensino fundamental de Teresina-PI, na regional administrativa Centro-Norte, no que tange ao acesso à informação e à transparência de dados públicos enquanto mecanismo de formação cidadã no ambiente escolar. O texto é parte de uma pesquisa de mestrado concluída. Os objetivos da pesquisa estão centrados na observância e aplicação da Lei de Acesso à Informação; na indicação dos meios de comunicação que compõem o atual processo informacional e na análise da participação popular nos redutos escolares. A pesquisa optou por uma abordagem metodológica qualitativa, com a seleção de cinco escolas para análise amostral em que os sujeitos foram os integrantes dos conselhos escolares, totalizando dezoito participantes na amostra intencional. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa identificou como achados um processo informacional incompleto, com pouca participação da comunidade escolar em prol da administração, insuficiente controle das finanças públicas por meio dos conselhos e concentração da atividade gestora na figura do diretor, fatores que interferem nos resultados de eleições para diretor, na demanda de informação e na necessidade da digitalização e uso de tecnologias para o serviço informacional escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO ALENCAR DE VASCONCELOS NETO, Universidad Federal de Piauí

Bacharel em Direito pela UNINOVAFAPI, especialista em Direito Constitucional pelo CEUT, bacharel em Ciências Sociais e mestre em sociologia pela UFPI.

FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Sociologia, Mestre em Ciência Política pela UFPE, licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professor no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI) e professor permanente nos programas de Pós-graduação Mestrado em Sociologia e Pós-graduação Mestrado em Gestão Pública da UFPI.

Referências

BONFIM; MACEDO et al.. As eleições para a direção escolar na rede municipal de Ensino de teresina: avaliação e impactos. 2002. Disponível em:<http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.3/GT3_5_2002.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.

BOTLER, Alice Mirian Happ. O Diálogo como estratégia da gestão escolar participativa. In: GOMES, Alfredo M. (org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2011. p.187-207.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em:

ago. 2015.

_____. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em:01 mar. 2015.

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

FURTADO, Lucas Rocha. As raízes da corrupção no Brasil: estudos de casos e lições para o futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 01-46.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

MACEDO, Regina Coeli Moura de. Imagens e narrativas nos/dos murais: dialogando com os sujeitos da escola. Educ. Soc., Campinas, v. 28. n. 98, p. 111-128, jan./abr. 2007.

RIBEIRO, Olzeni Leite Costa; RIOS, Renato de Oliveira Brito; MACHADO, Magali de Fatima Evangelista. Gestão escolar e participação a gênese de uma experiência vivida no contexto escola/família. Voces y silêncios: revista latinoamericana de educación, v. 2, n. 1, p. 3-1, 2011. R

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.suisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Pulo: Atlas, SALES, Maria José da Costa. Gestão escolar na rede pública estadual de Teresina: institucionalização e implementação do processo eletivo para diretores (1995 a 2003). 2014. Disponível em:

<http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.6/GT6_4_2004.pdf>. Acesso em: 30 abri. 2016.

SEMEC. Notícias. Teresina, PI: 2016. Disponível em: <http://www.semec.pi.gov.br/Noticias/Normal/>. Acesso em: 30 mar. 2016.

TERESINA. Lei municipal nº 4.149 (de 22 de agosto de 2011). Teresina: Prefeitura Municipal de Teresina. Disponível em: < http://www.teresina.pi.leg.br/acervodigital/norma/lei-4149-2011>. Acesso em: 02 nov.2015.

_____. Lei Municipal nº 4.274 (de 17 de maio de 2012). Teresina: Prefeitura Municipal de Teresina. Disponível em: < http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/admin/upload/documentos/f088f12bda.pdf>.Acesso em: 02 nov. 2015.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: sentimentos e opiniões: de uma profusão de sentimentos e opiniões que o estado social democrático fez nascer entre os americanos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

DE VASCONCELOS NETO, F. A. ., & MESQUITA DE OLIVEIRA, F. . (2020). TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO: A PRESTAÇÃO INFORMACIONAL NA GESTÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PI. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 237–266. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.8391

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.