USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino Superior, Mapas Cognitivos, Aplicativos

Resumo

Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online.

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Biografia do Autor

DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

VIEIRA DE ALMEIDA, D. ., MERCADO, L. P. L. ., & SILVA FERREIRA, L. F. . (2020). USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 70–90. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9868

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