Editorial

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https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6313

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Editorial

Resumo

Encerramos 2024 com a edição especial do volume 6, número 3, da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, uma publicação que reafirma seu compromisso com a pluralidade e a inovação no campo educacional. Este último número do ano é um marco por seu enfoque internacional, envolvendo colaborações de pesquisadores da Espanha, Portugal e Estados Unidos, além de discussões fundamentais no contexto brasileiro.

Ao longo do ano, publicamos 31 artigos organizados em três edições ricas e diversificadas. O primeiro número trouxe o dossiê Educação e Música: Explorando Paisagens Sonoras e Impactos na Permanência Estudantil, abordando temas que conectam práticas musicais ao ambiente escolar. O segundo número destacou o dossiê Bandas de Música: Educação, Cultura e Transformação Social, ampliando debates sobre inclusão e inovação pedagógica. Agora, nesta última edição, celebramos a contribuição de pesquisas globais e temáticas emergentes.

Esta edição inicia com o estudo de Felipe de Souza Araújo e Rui da Silva sobre a atuação de organizações não governamentais na educação nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mapeando sua influência e impacto no desenvolvimento educacional local. Seguindo o foco internacional, Alexandra Lima da Silva e Rhonda Collier investigam as Historically Black Colleges and Universities (HBCUs), instituições historicamente negras nos Estados Unidos, ressaltando sua relevância para a história da educação e pertencimento afrodescendente.

No campo da inclusão, Thaíssa Chriszielen Vasconcelos dos Santos e sua equipe apresentam uma revisão integrativa sobre ferramentas didáticas para alunos com cegueira no ensino de Ciências, apontando caminhos para uma prática educativa mais acessível. Complementando essa perspectiva, Túlio Villafane-Fernandez explora cursos livres de etiqueta online, analisando como tais formações podem ser estruturadas para diferentes públicos em plataformas digitais.

Simone Burioli e Marcela Silva da Cunha investigam as contribuições do Museu Escolar de Londrina para a memória da educação, destacando os jornais e impressos como fontes históricas valiosas. Já Beatriz Hobus Campestrini e Valesca Brasil Irala analisam o uso do microlearning em redes sociais por estudantes universitários, propondo reflexões sobre os desafios e potencialidades dessa estratégia educacional.

A edição também contempla análises teóricas profundas, como a de Otávio Florentino Detoni sobre a relação entre educação e validação social, baseada em Adam Smith e Thorstein Veblen, e o debate sobre regulamentação da educação domiciliar no Brasil, conduzido por Soraia Andréa Gomes Castro e Stefania de Resende Negri. Vanessa Santos Almeida e Ida Carneiro Martins abordam a subjetividade na educação especial, enquanto Érina Ribeiro Andrade reflete sobre a constituição da subjetividade docente no estágio supervisionado.

O ano de 2024 foi excepcionalmente produtivo para a revista, consolidando-a como um espaço de diálogo acadêmico de alta relevância. Agradecemos aos autores que confiaram em nossa publicação, aos avaliadores que garantiram a qualidade dos textos e aos leitores que nos acompanham e inspiram.

Com entusiasmo e otimismo, desejamos que 2025 seja ainda mais fecundo em contribuições acadêmicas e diálogos transformadores. Seguimos juntos na construção de uma educação plural, inclusiva e inovadora.

                                                                                                                                                                                       Boa leitura!

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Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa Memoria y Crítica de la Educación da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização em Educação Musical, graduação em Educação Artística e Música no Conservatório Brasileiro de Música, licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho e em História pelo Claretiano Centro Universitário. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), também trabalhou como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Entre os anos 2018 e 2020, foi subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Desde 2011, é avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Coordena o projeto de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS NO DOUTORADO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, financiado pelo CNPQ por meio chamada Universal 2023. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas, assim como, o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, como também, da Revista Form@re; membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa. No INEP é Membro da Comissão de Assessora de Estudos para Revisão do Instrumento de Avaliação dos cursos de Ensino Superior. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. Desde 2015, compõe a coordenação do Grupo de trabalho GT - História da Educação Musical da ABEM da Associação Brasileira de Educação Musical. Está associado à SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação, à BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e à ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação . Foi representante da FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Estado do Piauí. Publicou em esfera internacional artigos em periódicos, capítulos de livro e comunicações em eventos acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia com temáticas relacionadas com História da Educação, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Cinema.

Referências

Editorial

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Publicado

2024-12-08

Como Citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Editorial. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–02, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6313. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6313. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL