EDUCAÇÃO E MÚSICA: EXPLORANDO PAISAGENS SONORAS E IMPACTOS NA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5956

Palavras-chave:

Educação Musical, Paisagem Sonora

Resumo

Como pesquisador da educação musical entendo que a importância deste dossiê reside na sua capacidade de ampliar a compreensão sobre a organização dos sons no ambiente escolar e seu impacto no processo educativo. Através da exploração de paisagens sonoras, mapas sonoros e o papel da música na permanência e êxito escolar, este dossiê propõe um diálogo enriquecedor sobre como os sons e a música podem ser utilizados de forma criativa e eficaz no contexto educacional. Ao investigar essas questões, os artigos aqui reunidos contribuem significativamente para a construção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, que valorizam a diversidade cultural e promovem um ambiente de aprendizado mais dinâmico e envolvente.

 

O primeiro artigo, "Organização dos Sons no Ambiente Escolar: Entre Paisagens, Passeios e Mapas", escrito por Luiz Francisco de Paula Ipolito e Taís Helena Palhares, discute a percepção da paisagem sonora, a catalogação dos sons e a criação de mapas sonoros por adolescentes em uma escola particular. A pesquisa revela como a organização dos sons permite a expressão de sentimentos e opiniões dos alunos, proporcionando um novo entendimento sobre o ambiente escolar.

 

O segundo artigo, "A Educação Musical como Fator de Contribuição para Permanência e Êxito Escolar", de Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Andréia Aparecida Silva de Pádua e Cristiano Aparecido da Costa, investiga como a educação musical contribui para a permanência e êxito escolar, destacando seu papel no desenvolvimento social, crítico e emocional dos alunos. A pesquisa inclui uma revisão teórica e uma pesquisa de opinião com docentes da educação básica, evidenciando a relevância da música para reduzir a evasão escolar e aumentar o engajamento dos alunos.

 

No terceiro artigo, "Paisagem Sonora: Conceito, História e Usos na Educação Musical", Marli Pedreski, Leonardo da Silveira Borne e Luiz Francisco Ipolito revisitam o conceito de paisagem sonora, explorando suas mudanças ao longo do tempo e seu uso na educação musical. Ao propor estratégias para trabalhar a linguagem musical na escola básica, o texto destaca a importância das paisagens sonoras como uma ferramenta didática viável, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

O quarto artigo, "Docentes, Currículo e Educação Musical", de Leidiane Borba de Souza Feijó e Mara Rejane Vieira Osório, discute a relação entre docentes e a inserção da educação musical nos currículos escolares. Aborda o currículo como uma tecnologia de poder que influencia as práticas docentes, revelando a desvalorização e precarização da educação musical e propondo uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pelos professores.

 

Este dossiê oferece uma abordagem multifacetada sobre a organização dos sons no ambiente escolar e a educação musical. Cada artigo contribui de maneira única para entender como a percepção e a organização sonora podem influenciar a dinâmica escolar e o desenvolvimento dos alunos. Ao reunir estudos teóricos, ensaios reflexivos e pesquisas empíricas, o dossiê promove uma visão abrangente e crítica da educação musical, destacando sua importância para a permanência escolar, a valorização cultural e a formação integral dos estudantes. Essa coletânea de trabalhos é uma contribuição valiosa para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas, fornecendo insights e práticas que podem transformar a experiência educacional em um ambiente mais inclusivo e enriquecedor.

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Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa Memoria y Crítica de la Educación da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização em Educação Musical, graduação em Educação Artística e Música no Conservatório Brasileiro de Música, licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho e em História pelo Claretiano Centro Universitário. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), também trabalhou como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Entre os anos 2018 e 2020, foi subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Desde 2011, é avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Coordena o projeto de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS NO DOUTORADO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, financiado pelo CNPQ por meio chamada Universal 2023. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas, assim como, o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, como também, da Revista Form@re; membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. Desde 2015, compõe a coordenação do Grupo de trabalho GT - História da Educação Musical da ABEM da Associação Brasileira de Educação Musical. Está associado à SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação, à BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e à ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação . Foi representante da FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Estado do Piauí. Publicou em esfera internacional artigos em periódicos, capítulos de livro e comunicações em eventos acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia com temáticas relacionadas com História da Educação, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Cinema. 

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. EDUCAÇÃO E MÚSICA: EXPLORANDO PAISAGENS SONORAS E IMPACTOS NA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–02, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5956. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5956. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ