v. 5 n. 1 (2023)

					Visualizar v. 5 n. 1 (2023)
Publicado: 2023-04-30

EDITORIAL

  • Editorial

    Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Alexandra Lima da Silva
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4248

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

  • Ensino de Instrumento Musical e didáticas inovadoras (Brasil) (Canadá)

    Marco Antonio Toledo Nascimento, Francis Dubé (Canadá)
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4244

DOSSIÊ TEMÁTICO

  • Reflexões sobre a didática do violão na licenciatura em música com base na aprendizagem musical compartilhada: princípios e práticas

    Marcelo Mateus de Oliveira
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4245
  • Transculturação de situações de ensino-aprendizagem: o caso da batucada afro-brasileira na escola secundária francesa (França)

    Gérald Guillot
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4247
  • O que é um aluno motivado? Reflexões a partir dos relatos de cinco professores de instrumento musical

    Edson Antônio de Freitas Figueiredo, Alex Sandro da Costa Moreira Moreira
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3123
  • Didática da flauta transversal no ensino superior a partir de estratégias metacognitivas: um estudo exploratório

    Adeline Annelyse Marie Stervinou, Ayllane Paula da Silva, Marco Antonio Toledo Nascimento
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4252

ARTIGOS

  • A interculturalidade como estratégia para decolonizar o currículo escolar

    Magali Elis Pesamosca Amoretti Amoretti, Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Raquel Bevilaqua, Ascísio dos Reis Pereira
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2942
  • Educação inclusiva e a meta 4 do PNE: a análise comparativa no município de Itaperuna-RJ

    Luciana Barbosa de Souza, Alessandra Furtado de Oliveira, Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2929
  • Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí

    Cristiane Maria Marcelo
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4186
  • Transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio: uma visão sociocognitiva da ansiedade

    Pedro Lucas da Cruz de Oliveira, Dilce Melo Santos , Isis Fabiana de Souza Oliveira, Andreia Nascimento Passos
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4002
  • Experiência e docência: inquietudes sobre a formação em tempos de clicativismo

    Alice Mattos Machado, Daianny Madalena Costa
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3865
  • O processo de inserção e orientação profissional de alunos egressos: Estudo de caso dos cursos técnicos do CEFET-Varginha/MG

    Lucas Labigalini Fuini, Luiz Escandiussi Neto
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3932
  • Diagnóstico do perfil profissional demandado para o Técnico em Agropecuária no município de Cristalina-GO

    Álvaro Henrique Cândido de Souza, Yasmine Candida da Mata Mendonça, Rogério Justino, Georgia Silva Santos, Wolff Camargo Marques Filho, Werusca Marques Virote de Sousa Pinto
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3976
  • Escolas bíblicas dominicais presbiterianas de Teresina e suas práticas educativas para a cidadania (1936-2019)

    Jamylle Torres Viana Vieira de Alencar Leite Lima, Maria do Amparo Borges Ferro
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2945