Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4975

Palavras-chave:

Brasil, México

Resumo

 

É com muita satisfação que a Revista Caminhos da Educação apresenta seu segundo número do ano de 2023. Nesta edição, destacamos diversos estudos acadêmicos e pesquisas realizadas no Brasil e no México, que abordam questões cruciais relacionadas à educação, inclusão, formação de professores e diversidade. A parceria acadêmica entre esses dois países é fundamental para uma compreensão mais ampla das dinâmicas educacionais em toda a América Latina. Através de artigos e ensaios criteriosamente selecionados, mergulhamos em um oceano de investigações e reflexões.

O dossiê temático deste número intitulado México em foco: caminhos da pesquisa foi organizado pelas professoras Alexandra Lima da Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e pela professora Blanca Susana Veja, da Universidad Autonoma de San Luis Potosi. O dossiê traz quatro artigos, de especialistas em temáticas relacionadas aos desafios da pesquisa em educação no México.

Ainda neste número, há vinte e um artigos da livre demanda de fluxo contínuo. Temos a certeza de que os leitores encontrarão conteúdos relevantes e atuais, que estabelecem conexão com o foco e escopo deste periódico acadêmico. Os temas abordados nos artigos são diversos e versam sobre assuntos como inclusão, diversidade, artes, cultura e educação. Acreditamos que esses artigos estimulam o debate acadêmico e incentivam a reflexão sobre as questões educacionais numa perspectiva ética e social.

Os textos reunidos neste número são fruto de pesquisas, experiências e reflexões sobre como a diversidade se manifesta nas salas de aula, nos currículos, nas políticas educacionais e nas comunidades.

Para a equipe editorial é motivo de grande satisfação poder contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de educação. Agradecemos aos autores por compartilharem suas pesquisas e reflexões conosco e os parabenizamos pelo excelente trabalho. Agradecemos também aos avaliadores que se dedicam com rigor e excelência à avaliação dos artigos aprovados à revista.

Enfim, desejamos ao nosso público tenha uma ótima leitura e que este número sensibilize para os valores educativos, humanos e sociais. Que possamos seguir juntos, confiantes para o avanço do conhecimento científico na área de educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

Alexandra Lima da Silva

Editores

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa Memoria y Crítica de la Educación da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), também trabalhou como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Entre os anos 2018 e 2020, foi subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Desde 2011, é avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas, assim como, o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades; membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. É associado da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, da SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação e da BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Foi representante da FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Estado do Piauí. Publicou em esfera internacional artigos em periódicos, capítulos de livro e comunicações em eventos acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Sou "cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008), instituição na qual me graduei (bacharelado e licenciatura em História, 2006). Realizei pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), PPGHIS/UFMT(2014-2016) e ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão de pesquisa na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita (Representante docente pelo CEH, biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres".

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; SILVA, Alexandra Lima da. Editorial. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–02, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4975. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4975. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL