Editorial
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4975Palavras-chave:
Brasil, MéxicoResumo
É com muita satisfação que a Revista Caminhos da Educação apresenta seu segundo número do ano de 2023. Nesta edição, destacamos diversos estudos acadêmicos e pesquisas realizadas no Brasil e no México, que abordam questões cruciais relacionadas à educação, inclusão, formação de professores e diversidade. A parceria acadêmica entre esses dois países é fundamental para uma compreensão mais ampla das dinâmicas educacionais em toda a América Latina. Através de artigos e ensaios criteriosamente selecionados, mergulhamos em um oceano de investigações e reflexões.
O dossiê temático deste número intitulado México em foco: caminhos da pesquisa foi organizado pelas professoras Alexandra Lima da Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e pela professora Blanca Susana Veja, da Universidad Autonoma de San Luis Potosi. O dossiê traz quatro artigos, de especialistas em temáticas relacionadas aos desafios da pesquisa em educação no México.
Ainda neste número, há vinte e um artigos da livre demanda de fluxo contínuo. Temos a certeza de que os leitores encontrarão conteúdos relevantes e atuais, que estabelecem conexão com o foco e escopo deste periódico acadêmico. Os temas abordados nos artigos são diversos e versam sobre assuntos como inclusão, diversidade, artes, cultura e educação. Acreditamos que esses artigos estimulam o debate acadêmico e incentivam a reflexão sobre as questões educacionais numa perspectiva ética e social.
Os textos reunidos neste número são fruto de pesquisas, experiências e reflexões sobre como a diversidade se manifesta nas salas de aula, nos currículos, nas políticas educacionais e nas comunidades.
Para a equipe editorial é motivo de grande satisfação poder contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de educação. Agradecemos aos autores por compartilharem suas pesquisas e reflexões conosco e os parabenizamos pelo excelente trabalho. Agradecemos também aos avaliadores que se dedicam com rigor e excelência à avaliação dos artigos aprovados à revista.
Enfim, desejamos ao nosso público tenha uma ótima leitura e que este número sensibilize para os valores educativos, humanos e sociais. Que possamos seguir juntos, confiantes para o avanço do conhecimento científico na área de educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
Alexandra Lima da Silva
Editores
Referências
.