Editorial

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

Resumo

A Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades publica seu primeiro número do ano 2022, num momento de otimismo com o prosseguimento da vacinação, os avanços da ciência e de um modo geral da humanidade na luta contra as doenças causadas pela COVID 19. O periódico segue com sua política editorial de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegia epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Neste número são publicados oito artigos que abordam diferentes temáticas que estabelecem conexão com o foco e escopo deste periódico acadêmico. Nessa perspectiva, estimula o debate e incentiva reflexões, promove discussões de saberes, politicas, experiências, culturas e diversidades. O primeiro intitulado Formação Docente & Desenho Na Educação Infantil: o que dizem as crianças da pré-escola através dos desenhos, foi escrito por Josélia de Jesus Araújo Braga de Oliveira e José Carlos de Melo. Segue com o texto Considerações psicomotoras sobre a lateralidade e respectivos apontamentos acerca da capoeira, do professor Ricardo Martins Porto Lussac.

O terceiro trabalho foi escrito pelas pesquisadoras Daiane Loreto de Vargas, Gabriela Gomes da Silva, Aline Guterres Ferreira, chama-se Educação do campo e sucessão familiar: “um olhar” para a Casa Familair Rural de Igrapiúna no Baixo Sul da Bahia. O quarto texto Descentralização e centralização e as políticas públicas educacionais no Brasil é de autoria de Pedro Thiago Costa Melo, doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. O artigo seguinte trata sobre A Conservação da Fauna Silvestre e no interior paulista: concepções e criação de espaço educador em escola rural de Capivari – SP, uma produção de Karen Bertoldo Angelim e Marcelo Nivert Schlindwein

            O estudo sobre a História da Educação Musical tem o título Perspectivas musicais e pedagógicas nas memórias de Maria Yêda Caddah, escrito por Rodrigo Alves de Melo e Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. Neste número, Ruth Maria Mariani Braz, Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira e Isabela Pinto Vilela contribuíram com o O discente surdo autista nas aulas de Educação Física. Por fim, Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco Pinto retoma o tema História da Educação por meio do texto Sobre fontes e arquivos: o repertório para investigar Júlia Lopes de Almeida

 

Nosso desejo é que esta edição sensibilize os leitores para os valores educativos, humanos e sociais neste ano de 2022. Enfim, parabenizamos aos autores! Agradecemos aos avaliadores colaboradores da Caminhos da Educação! Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

Editor

 

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

MONTI, E. M. G. do. Editorial. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01-02, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2691. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL