Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
Palavras-chave:
Comunicação, Enfermagem, Paciente, Humanização da AssistênciaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.Downloads
Publicado
2020-10-23
Como Citar
1.
Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima. Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment . Rev Enferm UFPI [Internet]. 23º de outubro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];5(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397
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