Demographic, clinical and therapeutic characterization of the cases of hospital-acquired non-ventilator associated pneumonia
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.1612Palavras-chave:
Pneumonia, Infecção Hospitalar, Pneumonia Associada à Assistência à Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: Caracterizar os indivíduos adultos internados que desenvolveram Pneumonia Hospitalar Não Associada à Ventilação Mecânica, segundo variáveis demográficas, clínicas e terapêuticas. Métodos: Estudo transversal e descritivo, realizado em hospital terciário do norte do Paraná; considerando as fichas de notificação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, com idade maior ou igual a 18 anos, internados no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Resultados: Em relação ao sexo houve similaridade, com maior prevalência em pacientes acima de 60 anos e com o tempo de permanência prolongado; as variáveis clínicas resultaram em 50,6% de pacientes com hemocultura associada à pneumonia negativa, destes, 53,6% evoluíram a óbito. Quanto às culturas de secreção traqueal, obteve-se maior índice de Acinetobacter baumanni, com a utilização do antimicrobiano piperacilina sódica + tazobactam sódico. Conclusão: Os casos de Pneumonia Hospitalar Não Associada à Ventilação Mecânica ocorreram na mesma proporção entre os sexos, com prevalência em idosos e evolução de óbito de mais da metade dos indivíduos. O perfil clínico das secreções traqueais, hemocultura de Staphylo spp, revela que o microrganismo Acinetobacter baumanni foi o mais prevalente, tendo como escolha terapêutica de antimicrobiano a classe das cefalosporinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.