Management of nursing education in theoretical-practical activities: reflections in the context of the pandemic
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.953Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Pandemias, Enfermagem, Coronavírus, Organização e AdministraçãoResumo
Objetivo: refletir sobre a meso e a microgestão do ensino de enfermagem para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas e estágios supervisionados no contexto da pandemia de COVID-19. Métodos: trata-se de um artigo de cunho reflexivo, sobre o tema da gestão de ensino na enfermagem e suas adaptações frente às atividades teórico-práticas e estágios supervisionados durante a pandemia. Resultados: as adaptações e ações realizadas na meso e microgestão do ensino neste cenário foram cruciais para o âmbito da educação em enfermagem, considerando os principais aspectos modificados nesse contexto, sendo a criação de estruturas para o trabalho remoto, a utilização de atividades de pesquisa para contribuir na compreensão sobre a COVID-19, a pausa e os preparos a mais envolvidos nas atividades práticas. Para isso, os atores dessa gestão enfrentaram desafios como: insegurança ao retorno das atividades presenciais; necessidade de novas competências e habilidades; sobrecarga de serviço dos docentes; e exigência de autonomia dos discentes. Identificou-se que a pandemia afetou a aprendizagem prática dos discentes e deixou uma visão limitada sobre como se dará a condução das lacunas causadas por esse cenário. Conclusão: apesar dos esforços dos gestores até o momento, compreende-se que esse é um processo inacabado e de constante evolução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.