O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724

Palavras-chave:

Educação do Campo, FOPINECAF, Transporte escolar, Escolas Rurais, Acesso e Permanência

Resumo

O artigo objetiva apresentar os desafios de acesso de estudantes às escolas do campo em relação ao transporte escolar do município de Parintins/AM. Trata-se de um estudo desenvolvido com apoio da pesquisa bibliográfica, observação participante e rodas de conversa do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das águas Paulo Freire (FOPINECAF), realizadas entre 2017 a 2019, cuja metodologia baseia-se na escuta e diálogo com estudantes, pais, professores/as e trabalhadores/as do campo sobre realidade da Educação do Campo em Parintins. Os resultados evidenciam que em Parintins, o transporte escolar é predominante fluvial, tem interferência da dinâmica e ciclo das águas, são os processos do fenômeno natural que influencia o deslocamento dos estudantes e, embora este seja uma política importante para o acesso e permanência de estudantes de escolas do campo, há fragilidades na execução e acompanhamento dos serviços por parte da Secretária Municipal de Educação (SEME/PIN), no que se refere as condições precárias das embarcações, segurança e atendimento.

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Biografia do Autor

Bruna dos Santos Prata, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/ UFAM) Humaitá, Amazonas Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2020).

Érica de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), Manaus, Amazonas Brasil. Mestra em Educação pelo PPGE/UFAM (2022). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2014). Bolsista FAPEAM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do CNPq "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as na Amazônia".

Eulina Maria Leite Nogueira , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atua no Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/ UFAM) Humaitá, Amazonas - Brasil.

 

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

dos Santos Prata, B., de Souza, Érica ., & Maria Leite Nogueira , E. . (2023). O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 254–274. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724

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