LEITURA E MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES COM O GÊNERO TIRINHA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3586Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Livro didático; Leitura; Multimodalidade; Tirinha.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar as atividades de leitura com o gênero tirinha no livro didático de Língua Portuguesa sob a ótica da multimodalidade. Para tanto, tomamos como objeto de pesquisa o livro didático “Português: Linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos descrever as atividades de leitura com o gênero discursivo tirinha, presentes no livro didático e compreender as atividades do livro didático quanto a sua capacidade de desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multimodais. A metodologia empregada se ampara na abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva e interpretativa. Ao realizar as descrições e análises, percebemos que trinta atividades se utilizam do gênero tirinha como texto motivador para a proposição de questões a serem respondidas. Depreendemos, da análise, quatro propósitos dessas atividades: discutir a temática do capítulo; promover uma leitura do texto com base no conteúdo trabalhado; trabalhar aspectos linguístico-gramaticais, multimodalidade e conhecimento de mundo; e, analisar e identificar aspectos gramaticais e formais da linguagem. Assim sendo, apesar de em algumas situações se abordar a multimodalidade, não encontramos atividades com o gênero tirinha que focalizasse apenas a multimodalidade, sendo tratada em poucas questões, revelando a necessidade de repensar essas atividades para a promoção de uma prática de leitura coerente com o que se espera para o ensino de Língua Portuguesa.
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