CARTOGRAFIA PROFANA: POLÍTICAS-POÉTICAS DE CURRÍCULO E ESPACIALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2970

Palavras-chave:

Cartografia Profana, Geografia Escolar, Currículo

Resumo

Este artigo é uma fabulação-performativa com e sobre uma Cartografia Profana na Geografia Escolar. Produto de pensares e quereres de mapeamentos com estudantes de uma escola básica do Centro Histórico de Salvador, BA. Opta-se por uma ontologia fraca, no terreno da abordagem pós estrutural, na qual, os mapeadores são esmaecidos no continuum entre mapa e mapeamento, o que autorizou a compor operações do incontrolável, do que não se pode banir, na tensão do percorrer a encruzilhada Geografia Escolar, apontando o espaço e o currículo como dimensões abertas, que se reconstroem no fluxo de saberes e práticas dos afectos dos/nos corpos. Escrita de linhas errantes como um hipertexto entremeado por notificações, presentadas metaforicamente como pedras, catadas e tropeçadas na encruzilhada imanente dessa trama. O que pode uma Cartografia Profana no contexto de uma Geografia Escolar? Propõe-se articulações dessas experiências com a tradução, hibridação e descolamentos engendrados das proposições de espaço aberto em Massey, das contribuições de Derrida sobre textualização, a hodologia em Besse e intersecções de conceitos de Deleuze.

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Biografia do Autor

Vitor Marques, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduado em Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação em Exercício de Professores (FEP/CNPq).

Maria Inez Carvalho , Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho) Portugal, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação em Exercício de Professores (FEP/UFBA).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Marques, V., & Carvalho , M. I. . (2022). CARTOGRAFIA PROFANA: POLÍTICAS-POÉTICAS DE CURRÍCULO E ESPACIALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR . Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 82–112. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2970

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