A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ESCOLA COMPLEMENTAR: UMA LEITURA A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • FLÁVIA OBINO CORREA WERLE Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • SALETE CAMPOS DE MORAES3 Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • ADALBERTO DA ROCHA HECK Universidade doVale doRio dos Sinos
  • LUCIANA STORCK DE MELO AUZANI

Palavras-chave:

Formação de Professores, História da Educação, Escola Complementa

Resumo

A partir de uma base teórica assentada em Pierre Bourdieu, a presente investigação tem como objetivo construir elementos para a compreensão da ética da conformidade (BOURDIEU, 1979) à ordem social e aos símbolos e ritmos do grupo como força formação, ainda presentes nas memórias de mulheres, professoras primárias formadas pela escola Complementar. A base empírica, constituída de depoimentos orais de senhoras, ex-complementaristas do Colégio São José, de São Leopoldo, serve como campo de análise para o entendimento de como estas mulheres formadas, carregaram consigo a marca da sujeição a ordem social e o sentimento de pertencimento ao grupo, regulador de idéias, vontades e sentimentos. O agir de acordo com a ordem social, “...que se confunde com a ordem do mundo” (1979, p. 48), passou para o imaginário destas mulheres como sinônimo de realização pessoal e sobretudo profissional, ditando a forma como as mesmas encarariam, por todo o seu percurso, a si mesmas e a função de professoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS, professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS e da Universidade de Caxias do Sul / UCS.

FLÁVIA OBINO CORREA WERLE, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS e coordenadora do projeto Escola Complementar: Práticas e Instituições.

SALETE CAMPOS DE MORAES3 , Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS

ADALBERTO DA ROCHA HECK, Universidade doVale doRio dos Sinos

Especialista em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e Pós-graduado em Planejamento Urbano pela Universidade de Dortmund, Instituto de Planejamento Urbano / Alemanha, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS e professor da Universidade doVale doRio dos Sinos / UNISINOS

LUCIANA STORCK DE MELO AUZANI

Mestre em Educação, professora do Colégio São José, de São Leopoldo.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O desencantamento do mundo. São Paulo: Perspectiva, 1979.

_______________. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989. p. 7-15.

______________. Esboço de uma teoria da prática. In: Renato Ortiz (Org.). Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática, 1994, p.46-81.

_______________. Razões práticas - Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

_______________. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

CATANI, Denice Bárbara et. al. História, memoria e autobiografía na pesquisa educacional e na formação. In: ___________ (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A formação de professores revisita os repertórios guardados na memória. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.

PEREIRA, Marcos Villela. Subjetividade e Memória: Algumas considerações soibre formação e autoformação. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.

Downloads

Publicado

2004-06-15

Como Citar

SIQUEIRA ESQUINSANI, R. S. ., CORREA WERLE, F. O. ., CAMPOS DE MORAES3 , S. ., DA ROCHA HECK, A., & DE MELO AUZANI, L. S. . (2004). A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ESCOLA COMPLEMENTAR: UMA LEITURA A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 05–09. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1584

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 72 73 74 75 76 77 78 79 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.