RELAÇÕES DA DIDÁTICA COM AS PEDAGOGIAS DIRETIVAS E NÃO-DIRETIVAS
Palavras-chave:
Didática, tendências pedagógicas brasileiras, diretividadeResumo
Este artigo discute relações entre a Didática e as chamadas pedagogias “diretivas” e “não-diretivas”. Analisa o histórico da Didática diante de diferentes tendências pedagógicas brasileiras, focalizando seus pressupostos e procedimentos frente às orientações diretivas e nãodiretivas de tais tendências pedagógicas. Conclui que, mais que a existência de pedagogias propriamente diretivas ou não-diretivas, ocorrem níveis variados de diretividade e não-diretividade em qualquer tendência pedagógica
Downloads
Referências
CANDAU, Vera Maria Ferrão. A Didática e a formação de educadores – da exaltação à negação: a busca da relevância. In: ______. (Org.). A Didática em questão. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 12-22.
______. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. de; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. (Orgs.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas:Papirus, 1997.
KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da Aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 131-144.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da Didática. In: ______ (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997a. p. 19-76.
______. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. de; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. (Orgs.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997b.
RAYS, Oswaldo Alonso. A questão da metodologia do ensino na Didática Escolar. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p.83-95.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Da possibilidade do estatuto científico da Didática: um olhar filosófico. In: CATAPAN, Araci Hack (Coord.). VIII ENDIPE – Formação e Profissionalização do Educador. Anais... vol. II. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 1996. p. 63-71.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.
______. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 20. ed. Campinas: Papirus, 2003. p.25-40