ARTICULAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA DE JOHN DEWEY E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO DE VIDA E EDUCAÇÃO

Autores

  • EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Naturalismo, Experiência, Vida, Educação

Resumo

O presente artigo discute a articulação teórica entre a epistemologia pragmatista de John Dewey e o projeto pedagógico do texto Vida e Educação. O ponto de partida da investigação consiste descrever os conceitos de experiência e natureza da epistemologia de John Dewey que configuram sua concepção de conhecimento. Pretende-se com isto proceder a algumas notas sobre a articulação da epistemologia pragmatista de Dewey presente em sua obra seminal Experiência e Natureza ao seu projeto educacional desenvolvido em Vida e Educação. Busca-se identificar no campo educacional a crítica que Dewey realiza contra os dualismos oriundos da tradição filosófica que se perpetuam nas estruturas das instituições sociais através de falsos problemas, formulados sob o ponto de vista das dicotomias e das classificações e hierarquizações. Procura-se identificar uma unidade programática e sistêmica da obra de Dewey que articula uma concepção naturalista do conhecimento, uma posição realista em filosofia e a aplicação de seus princípios filosóficos pragmatistas ao projeto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Vinculação Institucional: Professora da Universidade Federal do Piauí UFPI/ CCE/DEFE e do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia.

Referências

ARAÚJO. Inês Lacerda. Dewey e Rorty: um debate sobre a justificação, experiência e o papel da ciência na cultura. São Paulo. Cognitio Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, v. 5, jan./jun. 2008.

DEWEY, John. Reconstruction in Philosophy. Enlarged edition. With a new introduction by the Author. Boston: The Beacon Press, 1957.

______. Experience and Nature. New York: Dover Publications, Inc., 1958.

_______. Vida e Educação. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana. 2010. ( Coleção Educadores MEC).

_______. The influence Darwinism of philosophy. Disponível em: http://member.door.net/arisbe/menu/library/abutcsp/Dewey/ Darwin.htm. Acesso em: 08/2011. ______. The quest for Certainty: a study of the relation of knowledge and action. Minton, Balch, 1929.

DE WAAL, Cornelis. Sobre Pragmatismo. Tradução Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Loyola, 2007.

FAERNA, Angel Manuel. Dewey: la miseria de la epistemología. Madrid, ES: Biblioteca Nueva, 2000.

KORBLITZH, Hilary. Em defesa de uma epistemologia naturalizada. In: SOSA, Ernest; GRECO, John. Compêndio de Epistemologia. Tradução Alessandra Siedschlag; Fernandes Rogério Bettoni. São Paulo: Loyola, 2008. p. 253.

GEIGER, G. R. John Dewey in Perspective – a reassessment. N. York; Toronto; London: McGraw-HillBook Co., 1958.

NASCIMENTO, Edna M. M do. Dewey e Rorty: da metafísica empírica à metafísica da cultura. Teresina:EDUFPI, 2014.

NASCIMENTO BULCAO, Marcos. O Realismo Naturalista de Quine: crença e conhecimento sem dogmas. São Paulo, CLE – FAPESP.

NORRIS, Christopher. Epistemologia: Conceitos-chave em Filosofia. Tradução Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artemed, 2007.

PEREIRA, Eliana Alves. A contribuição de John Dewey para a educação. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/ viewFile/38/37>. Acesso em: 12 de outubro.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. A abordagem pragmática do conhecimento. In: VAITSMAN, Jeni;GIRARDI, Sábato (Org.). A Ciência e Seus Impasses. Debates e Tendências em Filosofia, Ciências Sociais e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 73-92.

QUINE, W. V. O. Ontology e relativity and other essays. New York: Columbia University Press, 1964.

______. Dois dogmas do empirismo. Tradução Marcelo G. da S. Lima. In: RYLE/STRAWSON/AUSTIN/QUINE. Ensaios. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

_______. A relatividade ontológica. Ensaios, Victor Civita, p. 139.

RORTY, Richard. Dewey’s Metaphysics. In: ______. Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minnesota, Press, 1982, pp.72-89.

____________. Consequências do Pragmatismo. São Paulo. Saraiva: Instituto Piaget, 1999.

SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Tradução Fábio M. Said. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e Educação. 5. ed. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 1959.

WESTBROOK, Robert et al. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

MAGALHÃES DO NASCIMENTO, E. M. . (2016). ARTICULAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA DE JOHN DEWEY E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO DE VIDA E EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 190–210. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1242

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.