Suicide attempt: profile of victims assisted in emergency and emergency services

Autores

  • Hillda Dandara Carvalho Santos Leite, Eronice Ribeiro de Morais Araujo, Eyde Machado Silva, Raphael Gomes de Brito, Joyce Soares e Silva, Mariana Lustosa de Carvalh Faculdade Facid Wyden.

Palavras-chave:

Enfermagem, Tentativa de suicídio, Suicídio, Emergências

Resumo

 

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9429

Objetivo: verificar o conhecimento científico brasileiro produzido acerca da tentativa de suicídio nos serviços de urgência e emergência e da atuação da enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram usados como bases de dados LILACS, SciELO e BDENF. Aplicou-se os métodos de inclusão e exclusão, totalizando 13 artigos. Resultados: verificou-se que o sexo feminino prevaleceu com maior número de tentativas de suicídio. Além disso, mulheres solteiras, com nível de escolaridade baixo que residiam na zona urbana, e que pertenciam a religião católica, tentaram ou cometeram a ação no domicílio aos domingos. Ademais, a intoxicação exógena foi o meio mais utilizado na faixa etária adulto jovem. Conclusão: é importante o investimento de programas e serviços de conscientização da população acerca do suicídio e seus fatores e capacitação da equipe de enfermagem com o propósito de impedir o suicídio consumado posteriormente.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Hillda Dandara Carvalho Santos Leite, Eronice Ribeiro de Morais Araujo, Eyde Machado Silva, Raphael Gomes de Brito, Joyce Soares e Silva, Mariana Lustosa de Carvalh. Suicide attempt: profile of victims assisted in emergency and emergency services. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 3º de novembro de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/617

Edição

Seção

Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.