Nursing care with case management: increasing satisfaction of patients with Crohn's disease
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2725Palavras-chave:
Doença de Crohn, Administração de Caso, Enfermagem, Satisfação PessoalResumo
Objetivo: Avaliar a satisfação da assistência de enfermagem sob a ótica de pacientes com Crohn atendidos pelo programa de gerenciamento de caso. Métodos: Estudo quase experimental com grupo único, do tipo antes e depois, realizado com 36 pacientes com doença de Crohn, no período de maio a setembro de 2017 no ambulatório de gastroenterologia do hospital Universitário do Piauí. Utilizou-se a SERVQUAL adaptada para avaliar a satisfação antes e após a intervenção de programa de gerenciamento de caso, que se caracteriza como programa de cuidado para avaliar, gerenciar, ofertar plano de cuidado e monitorar os pacientes por um período de seis meses. Resultados: O Gap (lacuna) total, que é a diferença entre a expectativa com o serviço prestado e a sua percepção, assumiu valor positivo (0,20 ± 0,9). As percepções dos pacientes de Crohn superaram as expectativas, isto é, os pacientes se consideraram satisfeitos com a qualidade do serviço de enfermagem após intervenção nas dimensões confiabilidade (0,3 ± 1,3), atendimento (0,2 ± 1,1) e empatia (0,5 ± 1,5), encontrando-se, porém insatisfeitos com a segurança (-0,1 ± 1,0). Conclusão: Houve aumento da satisfação dos pacientes com doença de Crohn após intervenção no que se refere à confiabilidade, atendimento e empatia oferecida durante o programa de gerenciamento de caso.
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