Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.6074
Objetivo: realizar busca de publicações científicas nas bases de dados sobre a qualidade de vida e o bem-estar do estudante universitário de enfermagem; descrever e analisar as perspectivas enfocadas na literatura. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura. Foram selecionados vinte e três estudos publicados entre 2010 e 2014, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line e o Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Observou-se que a qualidade de vida e o bem-estar encontram-se moderadamente bem na avaliação dos estudantes de enfermagem avaliados nos estudos, e que apesar dos estressores decorrentes do curso, os estudantes resolvem as situações estressantes com algumas técnicas de relaxamento e enfrentamento, mas também recorrendo ao uso de álcool e fumo. Os instrumentos utilizados nos estudos: WHOQOL-BREF, Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Estresse Percebido. Conclusão: identificadas depressão, insônia, estresse e cansaço, decorrentes da vida acadêmica. Desse modo, importante às instituições e docentes estarem atentos para reconhecer precocemente os indicativos multidimensionais que afetam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus estudantes, e implementar medidas preventivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.