Therapeutic use music to nursing care in a pediatric unit

Autores

  • Karla Gualberto Silva, Gizele da Conceição Soares Martins, Leila Brito Bergold Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Música, Teoria de enfermagem, Enfermagem pediátrica

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5362

Objetivo: descrever a percepção das crianças hospitalizadas sobre as atividades musicais realizadas durante a internação pediátrica e discutir a relação entre essas atividades musicais e o cuidado de enfermagem. Metodologia: estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa que se fundamentou em elementos do Processes Caritas de Jean Watson através do método da Pesquisa Convergente-Assistencial com 20 crianças hospitalizadas na enfermaria pediátrica de um hospital público. Produção de dados através de entrevista com responsáveis e crianças e observação participante. Resultados: emergiram duas categorias: Música e ludicidade: o cuidado através do estímulo ao brincar; Promovendo bem estar através do cuidado lúdico. As crianças referiram sentir-se mais animadas, alegres e felizes após a atividade musical.  Enfatizaram que seria importante que as atividades continuassem a acontecer no Hospital para que outras crianças também pudessem ter a mesma experiência. Foi observado que as atividades estimularam a participação dos familiares no cuidado à criança. Conclusão: a música pode contribuir para o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada proporcionando prazer e contribuindo para a promoção da saúde no ambiente hospitalar.

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

1.
Karla Gualberto Silva, Gizele da Conceição Soares Martins, Leila Brito Bergold. Therapeutic use music to nursing care in a pediatric unit . Rev Enferm UFPI [Internet]. 23º de outubro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];5(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/393

Edição

Seção

Original

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