Health education to promote breastfeeding: report of an extension project

Autores

  • Francilene de Sousa Vieira, Gleciane Costa de Sousa, Ederson dos Santos Costa, Tatyanne Maria Pereira de Oliveira, Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Educação em saúde, Aleitamento materno, Extensão

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i2.2717

Objetivo: relatar a experiência resultante de ações de educação em saúde desenvolvidas em um projeto de extensão cujo público-alvo foram puérperas, gestantes e mães. Metodologia: trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem em atividades realizadas em um projeto de extensão, que tem dentre seus objetivos destaca-se o desenvolvimento de ações de educação e saúde e promoção do aleitamento materno. Resultados: as ações desenvolvidas favoreceram o desenvolvimento de uma consciência crítica das mães a partir do conhecimento adquirido em ações realizadas no projeto. Conclusão: embora existam inúmeras ações em torno da amamentação, ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas e que são observadas a partir da análise do conhecimento de mães e gestantes a cerca do tema, o que permite considerar a necessidade de se desenvolver ações que atinjam o público-alvo em questão, favorecendo a adesão ao aleitamento materno o que repercutirá satisfatoriamente sobre os índices de mortalidade materna.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

1.
Francilene de Sousa Vieira, Gleciane Costa de Sousa, Ederson dos Santos Costa, Tatyanne Maria Pereira de Oliveira, Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva. Health education to promote breastfeeding: report of an extension project . Rev Enferm UFPI [Internet]. 22º de outubro de 2020 [citado 6º de dezembro de 2024];5(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/390

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.