Eating behavior of autistic children and teens answered in a special education center integrated

Authors

  • Márcia Astrês Fernandes, Marta Maria Fernandes de Vasconcelos, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Santos, Rosália Maria Tôrres de Lima, Jéssica de Oliveira Veloso, Regina Fátima Fernandes Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Transtorno Autístico, Alimentação, Comportamento Alimentar

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i1.3138 Objetivo: Relatar a experiência vivenciada diante da observação do comportamento alimentar do autista em um Centro Integrado de Educação Especial da cidade de Teresina, Piauí. O Transtorno de Espectro Autista é uma disfunção caracterizada por falhas no desenvolvimento social e intelectual, afetando o comportamento e repercutindo no convívio social e linguagem. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por profissionais de saúde diante da observação de tal comportamento durante o lanche no período de janeiro a outubro de 2014. Resultados: No cotidiano de trabalho, na hora do lanche, observam-se as mais variadas reações como recusa ou preferência por certa cor, cheiro, consistência e textura. Resistência a sentar à mesa para comer com outras pessoas, entrar no refeitório e aceitar preparações novas. Conclusão: O Autismo é uma síndrome que compromete todo o desenvolvimento da criança e adolescente, e por esse motivo necessita de uma atenção especial do poder público, profissionais da saúde, familiares e demais pessoas envolvidas.

Published

2020-10-20

How to Cite

1.
Márcia Astrês Fernandes, Marta Maria Fernandes de Vasconcelos, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Santos, Rosália Maria Tôrres de Lima, Jéssica de Oliveira Veloso, Regina Fátima Fernandes. Eating behavior of autistic children and teens answered in a special education center integrated . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 20 [cited 2024 Dec. 14];5(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/342

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.