Eating behavior of autistic children and teens answered in a special education center integrated
Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Alimentação, Comportamento AlimentarResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i1.3138 Objetivo: Relatar a experiência vivenciada diante da observação do comportamento alimentar do autista em um Centro Integrado de Educação Especial da cidade de Teresina, Piauí. O Transtorno de Espectro Autista é uma disfunção caracterizada por falhas no desenvolvimento social e intelectual, afetando o comportamento e repercutindo no convívio social e linguagem. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por profissionais de saúde diante da observação de tal comportamento durante o lanche no período de janeiro a outubro de 2014. Resultados: No cotidiano de trabalho, na hora do lanche, observam-se as mais variadas reações como recusa ou preferência por certa cor, cheiro, consistência e textura. Resistência a sentar à mesa para comer com outras pessoas, entrar no refeitório e aceitar preparações novas. Conclusão: O Autismo é uma síndrome que compromete todo o desenvolvimento da criança e adolescente, e por esse motivo necessita de uma atenção especial do poder público, profissionais da saúde, familiares e demais pessoas envolvidas.Publicado
2020-10-20
Como Citar
1.
Márcia Astrês Fernandes, Marta Maria Fernandes de Vasconcelos, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Santos, Rosália Maria Tôrres de Lima, Jéssica de Oliveira Veloso, Regina Fátima Fernandes. Eating behavior of autistic children and teens answered in a special education center integrated . Rev Enferm UFPI [Internet]. 20º de outubro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];5(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/342
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.