Domestic violence against children: an analysis from the perspective of parents
Palavras-chave:
Violência Doméstica, Criança, FamíliaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.830
Objetivo: analisar como os pais de escolares de uma escola na zona sul de Teresina veem a violência doméstica contra criança; discutir como os pais de escolares lidam com o comportamento inadequado de seus filhos; descrever como os pais de escolares se sentem diante do comportamento inadequado dos filhos e da necessidade de os corrigirem. Método: Estudo qualitativo descritivo, cujos sujeitos foram pais de crianças de 0 até 12 anos de idade. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. Resultados: constatamos que a violência contra crianças na visão dos pais é algo negativo, uma prática totalmente
reprovada, embora alguns ainda façam uso dela para punir os filhos em situações de mau comportamento. Ao mesmo tempo percebemos que há um avanço no pensamento de alguns, pois acreditam que não deve haver punição através da violência, mas sim com educação. Conclusão: observa-se a importância desse trabalho não só no sentido de buscar mecanismos de prevenção, mas ser ativo e propositivo, na promoção e prática da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.