EVALUACIÓN INCLUSIVA EN EDUCACIÓN FÍSICA: REFLEXIONES NECESARIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555

Palabras clave:

Educación física, Evaluación escolar, Inclusión Educativa

Resumen

La evaluación debe ser un proceso inseparable de los actos de enseñanza y aprendizaje. De lo contrario, no cumple su función principal, que es promover el aprendizaje de los estudiantes, especialmente de aquellos con necesidades educativas específicas. Este artículo presenta parte de una investigación de maestría que utilizó la modalidad Investigación-Trans-Formación para discutir los desafíos de una evaluación inclusiva en Educación Física, produciendo conocimientos de forma colectiva y contribuyendo a procesos de transformación al interior del grupo. Se utilizaron diversas estrategias didáctico-pedagógicas, en 10 encuentros de capacitación en línea, con 10 profesores de Educación Física de la red municipal, de una ciudad del interior de São Paulo. El análisis de la información producida, de acuerdo con el marco teórico-metodológico, se realizó a través del procedimiento Núcleos de Sentido. Se observó que los docentes participantes reflexionaron críticamente sobre las dificultades de evaluar en esta área de conocimiento y, en particular, de los estudiantes con algún tipo de discapacidad y vieron posibilidades para construir un acto de evaluación más inclusivo y acogedor.

 

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Biografía del autor/a

Fernanda Marcon, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté(2023), Pesquisadora do projeto CNPq Pesquisa-Trans-Formação e a Categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para a apreensão e transformação da realidade educacional, Processo: 407152/2021-0. Licenciada em Educação Física também pela Universidade de Taubaté (2002), com experiência em Educação Física Adaptada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2018).Participou da construção do currículo de Educação Física da Rede Municipal de Taubaté e atualmente trabalha no setor de formação de professores e avaliação da Secretaria de Educação de Taubaté. Participa do Grupo Atividade Docente e Subjetividade (GADS) - PUCSP e dos Grupos de Estudos GEPCEd (Grupo de Estudos em Pesquisa Colaborativa Educacional) e GT-Sócio Histórico, ambos vinculados ao MPE/UNITAU.

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Pós doutoranda no Programa de Educação: Psicologia da Educação -PUCSP (início 2022 - Bolsista CAPES - Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias - Processo n 88887.700340/2022-00). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Graduada em Direito e Pedagogia. Atualmente é Professora Auxiliar nível 1 na Universidade de Taubaté (Portaria 010/2024) nas disciplinas Educação Especial Políticas e Práticas e Psicologia da Educação I e II. Assessora da Pró-reitoria de graduação na Escola de Aplicação da UNITAU.É professora efetiva do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE- UNITAU/ Linha 1- Inclusão e Diversidade Socio-cultural), atuando nas disciplinas e grupos de estudo nas áreas de "Educação Inclusiva e Diversidade", "Práticas de Educação Inclusiva", "Desenho Universal da Aprendizagem", "Psicologia Sócio-histórica" e "Pesquisa Colaborativa". Coordena grupos de estudo Sócio-histório e Pesquisa Colaborativa no MPE-UNITAU.

 

 

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1986) e graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC/SP (2003 e 2009). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde, da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias, da Universidade de Taubaté e do Grupo Pesquisa-Trans-Formação e a categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional, da PUC/SP e Unitau.

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Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Marcon, F., de Oliveira Rocha Magalhães, L., & Próspero da Cunha, V. M. (2025). EVALUACIÓN INCLUSIVA EN EDUCACIÓN FÍSICA: REFLEXIONES NECESARIAS. Lenguaje, Educación Y Sociedad , 29(61), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555

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