UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499

Palavras-chave:

Desvio como método , Infâncias, Práticas de memória, Pesquisa narrativa , Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O presente artigo convida à reflexão sobre o desvio como método em pesquisas narrativas e (auto)biográficas, a partir das contribuições de Walter Benjamin, por meio da socialização de lampejos de uma viagem errante, vivida em uma pesquisaformação que tematizou as infâncias, na relação com as memórias, as narrativas e os cotidianos escolares. Em um contexto em que a aceleração desenfreada faz com que as experiências sejam cada vez mais esfiapadas, soterradas e dadas como ruínas, o pensamento benjaminiano potencializa o inusitado dos cotidianos que se fazem presentes na vida, na formação, na pesquisa, na produção de conhecimentos em educação. O entrecruzamento dialógico de narrativas (auto)biográficas de múltiplas infâncias, escritas em mônadas, faz emergir potencialidades da racionalidade estética e das relações entre a memória e narração. O texto convida a um voltar-se para as nossas experiências vividas na pesquisa, sempre de novo, com uma alteridade renovada, assim como as crianças fazem cotidianamente em suas relações, em movimentos que subvertem caminhos antes fixados. Ao mesmo tempo que o desvio como método pode parecer um risco, ao nos perdermos, podemos produzir, juntos, conhecimento e (trans)formações preciosas, instituintes, sem pretensão de intencionalidade pautada na racionalidade instrumental.  A imersão no cotidiano escolar da educação infantil na companhia das crianças, de Benjamin e da escrita de mônadas apontou, assim, para reflexões que podem nos inspirar no que tanto desejamos, modos outros de habitar a Terra, a escola, a universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Petrucci dos Santos Rosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Pedagogia Plena, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Campus/Bauru. Atuou como docente de Educação Infantil (PEBI) pela Prefeitura Municipal de Campinas (SP). Foi bolsista e colaboradora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Realizou pesquisas nas áreas de Organização Escolar e Gestão Democrática, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como bolsista CNPq. Fez parte do Grupo de Estudos "Educação integral: alguns sentidos para o cotidiano escolar"; Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD); e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GRUBAKH), vinculados a FE-UNICAMP. Atualmente participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Participante do Projeto de Pesquisa (CNPq) ?Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos?

Adriana Carvalho Koyama , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), graduada em História pela mesma universidade (1984). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em memória, arquivos e práticas educacionais. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp; Coordenadora associada do Grupo de Pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais - UFMG/Unicamp. Corresponding Member do Sub-Comitee on Education and Research - Memory of World Program/Unesco.Membro do International Council of Archives (ICA). Autora de Arquivos online: ação educativa no universo virtual ( ARQ-SP, 2015).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal (UE). Professora Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente realiza pós-doutoramento na Universidade de Buenos Aires. Coordena o Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena, também, o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia - GEPEC/UNICAMP e Núcleo Vozes FFP/UERJ e a pesquisa em rede Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos - CNPq. Seus trabalhos tematizam a formação docente e a abordagem narrativa (auto)biográfica, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal.

Referências

ALMEIDA, R. C. M. de; KOYAMA, A. C. Registros sonoros da pandemia: nas vozes dos estudantes, ensino de História e tempo presente. In: CUNHA, N. R. C.; NORONHA, G. C. de. (ORG.) Na terceira margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História. São Leopoldo, RS: Oikos, 2022, p. 128- 142. Disponível em: <https://oikoseditora.com.br/files/Na%20Terceira%20Margem%20-%20E-book%20final.pdf>. Acesso em: outubro de 2022.

ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. In.: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo. São Paulo: Cortez, 2002. p.78-102.

BARBOSA, M. C. S. Tempo e cotidiano – tempos para viver a infância. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov.2013.

BARROS, M. Meu quintal é maior do que o mundo. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva Ltda, 2015.

BECK, K. L. Um convite ao labirinto: experiências cinematográficas na Educação Infantil. 2019. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638391. Acesso em: 15 fev. 2024.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 7. ed.1994.

BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRAGANCA, I. F. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico- metodológicas. In.: ABRAHÃO, M. H; M. B.; CUNHA, J. L. da; BÔAS, L. V. (Orgs). Pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. p 65-81.

BRAGANCA, I. F. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 579-593, set./dez. 2012.

BRAGANÇA, I. F. S.; MORAIS, J. S.; ALVARENGA, J. G. M. P; OLIVEIRA, L. R. Acompanhamento em “pesquisaformação”: experiências de orientação coletiva e escrita narrativa (auto)biográfica. Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Márgenes, 1(3), 326-334, 2020.

CAMARGO, A. M. A. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, ano 45, n. 2, p. 26-39, 2009.

CAMPOS, C. M. Cumplicidade e fantasia na composição do trabalho docente: as narrativas pedagógicas no cotidiano escolar. 2016. 1 recurso online (327 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1628104. Acesso em: 17 fev. 2024.

CUNHA, N. R. C.; PRADO, G. V. T. Memórias e Sensibilidades numa Produção de Conhecimentos Histórico-Educacionais. Revista Memória em Rede, v. 9, p. 26-45, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2021.

GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2a ed. 2007.

GALZERANI, M. C. B. Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades. Org. KOYAMA, A.C; GALZERANI, J.C.; PRADO, G.V.T. Campinas: FE-UNICAMP, 2021.

GALZERANI, M. C. B. Memória, tempo e história: perspectivas teórico-metodológicas para pesquisa em ensino de História. Cadernos do CEOM, 2008.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

KOYAMA, A. C. Práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. 2013. [s.n] .Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2013. Disponível: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912866

KOYAMA, A. C. Ação educativa no universo virtual. 1. ed. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), 2015. Disponível: http://arquivistica.fci.unb.br/titulo-da-obra/arquivos-online-acao-educativa-no-universo-virtual/

KOYAMA, A. C. Lembranças, esquecimentos e narrativas: questões incômodas sobre história e memória na educação e nos arquivos. In: KOYAMA, A.C.; PARRELA, I.D. (Orgs.) Arquivos, Arte & Educação [recurso eletrônico] diálogos nas fronteiras do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018, pp. 11-24.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Schwarcz S.A., 2009.

KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Editora Schwarcz S.A., 2020.

LEME, M. S. ; KOYAMA, A. C. . Diálogos sobre memória (R). In: KOYAMA, Adriana Carvalho; PARRELA, Ivana Denise. (Org.). Arquivos, memórias sensíveis e educação. 1ed.Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2019, v. 1, p. 50-74.

LIMA, M. E. C. C; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educ. rev. [online]. vol.31, n.1, pp.17-44, 2015.

LINHARES, C. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, v. 16, n. 31, p. 139-160, 2007.

MATOS, O. C. F. Desejo de evidência, desejo de vidência: Walter Benjamin. O desejo. Tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RICOEUR, P. L’Identité Narrative. Revue Esprit, n. 140-141, páginas 295-304. Paris, julho-agosto de 1988.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, vol. 1; 2010.

RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

ROSA, C. P. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (s/n) Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2022.

PASSEGGI, M. C. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-41.

PASSEGGI, M. C. Memorial de formação. Processos discursivos e construção de identidade profissional. Relatório do projeto de pesquisa. Natal: FAPesq-UFRN, 2001.

PEREIRA, M. B. Vir a Ser Outro por Meio das Narrativas do Vivido. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 280–309. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56775

PETRUCCI-ROSA, M. I. P.; RAMOS, T. A.; CORRÊA, B.R.; ALMEIDA JR, A.S.A. . Narrativas e Mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo Sem Fronteiras, v. 11, p. 198-217, 2011.

PEZZATO, L. M.; BRAGANÇA, I. F. de S.; ROSA, C. P. Memórias, escritas e diários em pesquisaformação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1109, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1109. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13544. Acesso em: 17 fev. 2024.

PRADO, G.T.V. e SOLIGO, R. Memorial de formação - quando memórias narram a história da formação. In: Porque escrever é fazer história: revelações subversões superações. Campinas, SP: Graf. FE, 2005. p.47-62

PRADO, G. do V. T.; CUNHA, R. C. O. Barrichelo; SOLIGO, R. Memorial de formação: uma narrativa pedagógica de profissionais da educação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PRADO, G. V. T. Viver, narrar, experienciar: pipocas pedagógicas como “outros” sentidos do trabalho docente. In: CAMPOS, C. M.; PRADO, G. V. T. Pipocas Pedagógicas: narrativas outras da escola. São Carlos: Pedro&João Editores, 2013.

PRADO, G. do V. T.; FRAUENDORF, R. B. S.; CHAUTZ, G. C. C. B. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 532–547, 2018.

SEIXAS, J. A. Percursos de memória em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, S; NAXARA, M. (Orgs). Memória (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2001. p.37-58.

SILVA, A. G. da S.; OLIVEIRA, D.; MORAIS, J. de F. dos S.; ARAÚJO, M. da S. Memoriais de formação: narrativa e autoria no processo formativo docente. Faculdade de Formação de Professores FFP/ UERJ, São Gonçalo, 2016.

SILVA, J. V. da. Narrativas do cotidiano (per)formativo: a escrita de cartas como modo de dizer-ser. 2020. 156 p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

SUÁREZ, D. Investigación narrativa, relatos de experiencia y revitalización del saber pedagógico: Array. Espacios en Blanco. Revista de Educación, [S. l.], v. 2, n. 31, p. 365–379, 2021. DOI: 10.37177/UNICEN/EB31-308. Disponível em: https://ojs2.fch.unicen.edu.ar/ojs-3.1.0/index.php/espacios-en-blanco/article/view/1075. Acesso em: 18 feb. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Petrucci dos Santos Rosa, C., Carvalho Koyama , A., & Ferreira de Souza Bragança, I. . (2024). UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499